E-book como objeto de aprendizagem de funções lineares utilizando Modelagem Matemática e Tecnologias Digitais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.124569

Resumo

Neste artigo, apresentamos um e-book interativo como objeto de aprendizagem de funções lineares elaborado para conter diferentes tecnologias digitais para explanação do conteúdo e problematizado por meio da Modelagem Matemática. O e-book foi aplicado, no contexto de ensino remoto decorrente da pandemia de COVID-19, a estudantes de cinco turmas que fizeram avaliação de seus aspectos pedagógicos e digitais. A produção de dados se deu a partir das respostas a um questionário e analisadas numa abordagem quantitativa e qualitativa, revelando que o e-book se mostrou adequado em seus elementos constituintes. Além disso, infere-se que as tecnologias digitais aliadas à Modelagem Matemática podem tornar o processo de ensino e aprendizagem da Matemática mais dinâmico, contextualizado atrativo aos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geovane Pinheiro, UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Graduado em Engenharia de Controle e Automação pelo Centro Universitário Assis Gurgacz (2007). Especialização em Docência do Ensino Superior pelo Centro Universitário Assis Gurgacz (2012). Especialização em Educação Híbrida, Metodologias Ativas e Gestão da Aprendizagem pela Uniamérica (2020). Mestre em Educação em Ciências e Educação Matemática PPGECEM/UNIOESTE (2020). Integrante do GTIE - Grupo de Pesquisa em Tecnologia, Inovação e Ensino PPGECEM/UNIOESTE (2020). Docente das disciplinas de cálculo para os cursos de Engenharia Civil e Mecânica do Centro Universitário Assis Gurgacz.

Emanueli Pereira, UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Possui licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO e mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Ponta-Grossa – UEPG. É doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática na Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE. Atualmente é professora assistente na Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO, Guarapuava, PR. Grupo de Pesquisa: Formação de Professores de Ciências e Matemática - UNIOESTE.

Clodis Boscarioli, UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Bacharel em Informática e especialista em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, e especialista em Formulação e Gestão de Políticas Públicas pela Escola de Governo do Paraná em parceria com a Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste. Mestre em Informática pela Universidade Federal do Paraná, Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo, Professor Associado na Unioeste, campus de Cascavel, atua no Bacharelado em Ciência da Computação e como docente permanente nos Programas de Pós-graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática e em Ciência da Computação.

Leonardo Sebastian Guillermo Felipe, UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Possui graduação em Matemática - Universidad Nacional de Trujillo (1983) e mestrado em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (1994). Atualmente é professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Tem experiência na área de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Equações diferenciais, equações integrais e equações integro-diferenciais.

Downloads

Publicado

2023-02-09

Como Citar

PINHEIRO, G. D.; PEREIRA, E.; BOSCARIOLI, C.; FELIPE, L. S. G. E-book como objeto de aprendizagem de funções lineares utilizando Modelagem Matemática e Tecnologias Digitais. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 25, n. 2, p. 74–85, 2023. DOI: 10.22456/1982-1654.124569. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/124569. Acesso em: 28 fev. 2024.