A Interface Psicologia/Biologia no Laboratório de Imunologia da UFF
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.12365Keywords:
Cognição, Imunologia, AutopoieseAbstract
O propósito desta pesquisa é analisar o uso de termos cognitivos pela Imunologia. Pretendemos discutir a legitimidade desta interface que observamos existir de fato, verificando se a utilização destes termos em Imunologia é acompanhada pela admissão de propriedades cognitivas no Sistema Imune. Foi aplicado um questionário aos professores/pesquisadores do Departamento de Imunologia da UFF. Com tais dados, discutimos a noção de cognição com que os professores/pesquisadores trabalham, identificando cinco posições quanto à proposta de interface. Uma posição nega uma interface de direito, enquanto duas posições intermediárias são contraditórias, sendo difícil apreender uma posição definida, e duas posições dialogam com a problemática cognitiva. Propomos uma discussão acerca do posicionamento dos profissionais, considerando os modelos teóricos a partir dos quais as noções cognitivas empregadas por eles adquirem especificidade.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2011-09-27
How to Cite
PASSOS, E.; DA SILVA, J. F.; MOURÃO, K. N. A Interface Psicologia/Biologia no Laboratório de Imunologia da UFF. Computers in education: theory & practice, Porto Alegre, v. 13, n. 2, 2011. DOI: 10.22456/1982-1654.12365. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/12365. Acesso em: 29 apr. 2025.
Issue
Section
Artigos
License
The copyright for papers published in this journal belong to the author, with rights of first publication for the journal. As the papers appears in this publicly accessed journal, the papers are for free use, receiving their credit, in educational and non-commercial uses. The journal will allow the use of the papers published for non-commercial purposes, including the right to send the paper to publicly accessed databases.
Received 2010-03-08
Accepted 2011-02-28
Published 2011-09-27
Accepted 2011-02-28
Published 2011-09-27