A Interface Psicologia/Biologia no Laboratório de Imunologia da UFF
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.12365Palavras-chave:
Cognição, Imunologia, AutopoieseResumo
O propósito desta pesquisa é analisar o uso de termos cognitivos pela Imunologia. Pretendemos discutir a legitimidade desta interface que observamos existir de fato, verificando se a utilização destes termos em Imunologia é acompanhada pela admissão de propriedades cognitivas no Sistema Imune. Foi aplicado um questionário aos professores/pesquisadores do Departamento de Imunologia da UFF. Com tais dados, discutimos a noção de cognição com que os professores/pesquisadores trabalham, identificando cinco posições quanto à proposta de interface. Uma posição nega uma interface de direito, enquanto duas posições intermediárias são contraditórias, sendo difícil apreender uma posição definida, e duas posições dialogam com a problemática cognitiva. Propomos uma discussão acerca do posicionamento dos profissionais, considerando os modelos teóricos a partir dos quais as noções cognitivas empregadas por eles adquirem especificidade.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-09-27
Como Citar
PASSOS, E.; DA SILVA, J. F.; MOURÃO, K. N. A Interface Psicologia/Biologia no Laboratório de Imunologia da UFF. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 13, n. 2, 2011. DOI: 10.22456/1982-1654.12365. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/12365. Acesso em: 29 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. Os textos podem ser compartilhados desde que respeitados os direitos autorais sob a licença Creative Commons Não comercial-CompartilhaIgual 4.0.
Recebido 2010-03-08
Aceito 2011-02-28
Publicado 2011-09-27
Aceito 2011-02-28
Publicado 2011-09-27