O ensino remoto em tempos de pandemia e o letramento digital de professores

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.121771

Keywords:

Formação docente. Tecnologias digitais na educação. Pandemia.

Abstract

O presente artigo aborda a formação de professores e os impactos do ensino remoto na prática docente, tendo como referência uma escola de educação básica de Palmas, Tocantins, Brasil. Trata-se de uma pesquisa de campo, com enfoque fenomenológico, que visa revelar a percepção dos professores diante da experiência vivida na pandemia. O estudo traz uma breve descrição do cenário educacional durante a pandemia no Tocantins, investiga a formação docente quanto ao conhecimento, acesso e uso de tecnologias digitais como ferramentas de ensino, e destaca impactos do ensino remoto na perspectiva dos professores. Dentre os resultados estão a identificação do nível de letramento digital dos professores e a aquisição de novos saberes para a inovação educacional a partir da pandemia.

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Author Biographies

Heitor Alberto Stahnke, Universidade Federal do Tocantins Escola Superior da Magistratura Tocantinense

Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Positivo (2015) e em Teologia pelo Seminário Concórdia - Faculdade de Teologia (2009). Graduado em Teologia pela Universidade Luterana do Brasil (2006). Mestrando-pesquisador no Programa de Pós-Graduação de Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos, na Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT) em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT). Professor Auxiliar e Capelão no Centro Universitário Luterano de Palmas. Endereço: Palmas, Tocantins. E-mail: heitorstahnke@gmail.com.

Patrícia Medina, Universidade Federal do Tocantins Escola Superior da Magistratura Tocantinense

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2011). Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1992). Graduada em Pedagogia pela Faculdade Porto Alegrense de Educação Ciências Humanas e Letras (1986) e graduada em Direito pela Fundação Universidade Federal do Tocantins (2006). Docente-pesquisadora do Mestrado em Prestação Jurisdicional em Direitos Humanos da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT) em cooperação com a Universidade Federal do Tocantins (UFT). Professora Associada da Fundação Universidade Federal do Tocantins, campus Palmas. Editora Científica da Revista Adsumus da Defensoria Pública do Estado do Tocantins. Endereço: Palmas, Tocantins. E-mail: patriciamedina@uft.edu.br.

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Published

2022-12-07

How to Cite

STAHNKE, H. A.; MEDINA, P. O ensino remoto em tempos de pandemia e o letramento digital de professores. Computers in education: theory & practice, Porto Alegre, v. 25, n. 1, p. 42–51, 2022. DOI: 10.22456/1982-1654.121771. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/121771. Acesso em: 29 apr. 2025.
Received 2022-01-22
Accepted 2022-10-18
Published 2022-12-07