O ensino remoto em tempos de pandemia e o letramento digital de professores
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.121771Keywords:
Formação docente. Tecnologias digitais na educação. Pandemia.Abstract
O presente artigo aborda a formação de professores e os impactos do ensino remoto na prática docente, tendo como referência uma escola de educação básica de Palmas, Tocantins, Brasil. Trata-se de uma pesquisa de campo, com enfoque fenomenológico, que visa revelar a percepção dos professores diante da experiência vivida na pandemia. O estudo traz uma breve descrição do cenário educacional durante a pandemia no Tocantins, investiga a formação docente quanto ao conhecimento, acesso e uso de tecnologias digitais como ferramentas de ensino, e destaca impactos do ensino remoto na perspectiva dos professores. Dentre os resultados estão a identificação do nível de letramento digital dos professores e a aquisição de novos saberes para a inovação educacional a partir da pandemia.Downloads
References
BELTRAN-PEDREROS, Sandra; BÉRGAMO, Luciano; GODINHO, Jones. Aquele problema chamado celular: O uso do celular como ferramenta de ensino e aprendizagem. In: Informática na Educação - teoria & prática, Vol. 24, N° 3, 2021, p. 61-74. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/article/view/112622/65961> Acesso em: 20 dez. 2021.
BRASIL. Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017, que regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. In: Diário Oficial da União, Edição 100, Seção 1, 2017, p. 3. Disponível em: >https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/20238603/do1-2017-05-26-decreto-n-9-057-de-25-de-maio-de-2017-20238503>. Acesso em: 08 jun. 2020.
BRASIL. Legislação COVID-19. Presidência da República, [entre 2020-2021a]. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Portaria/quadro_portaria.htm>. Acesso em: 06 jan. 2021.
BRASIL. Linha do tempo coronavírus. Ministério da Saúde, 2020. Disponível em <https://coronavirus.saude.gov.br/linha-do-tempo/>. Acesso em: 15 jun. 2020.
BRASIL. Painel Coronavírus, [entre 2020-2021b]. Disponível em: <https://covid.saude.gov.br/>. Acesso em: 08 jan. 2021.
BRUZZI, Demerval Guilarducci. Uso da tecnologia na educação, da história à realidade atual. Polyphonia Revista do Programa de Ensino na Educação Básica do CEPAE-UFG. v. 27 n. 1 (2016): Dossiê Escolas Criativas.
Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação – CETIC. TIC Educação, 2019. Disponível em: <https://cetic.br/pt/pesquisas/>. Acesso em: 13 maio 2020.
DIAS, Daniele S. F.; RAMALHO, Betania L. Mobile Learning no Ensino de Didática: caminhos na pandemia. In: Informática na Educação - teoria & prática, Vol. 24, N° 2, 2021, p. 66-76. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/article/view/110831/64449> Acesso em: 20 dez. 2021.
MOREIRA, Ardilhes; PINHEIRO, Lara. OMS declara pandemia de Coronavírus. In: Globo.com. 2020. Disponível em:
<https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2020/03/11/oms-declara-pandemia-de-coronavirus.ghtml>. Acesso em: 05 jun. 2020.
PALMAS. Legislação COVID-19. Prefeitura de Palmas, [entre 2020-2021a]. Disponível em: <https://coronavirus.palmas.to.gov.br/legislacao>. Acesso em: 09 jan. 2021.
PALMAS. Plantão Coronavírus. Secretaria de Saúde de Palmas, [entre 2020-2021b]. Disponível em: <https://coronavirus.palmas.to.gov.br/>. Acesso em: 09 jan. 2021.
PALMAS. Resolução do Conselho Municipal de Educação de Palmas/TO nº 05, de 16 de abril de 2020. In: Diário Oficial do Município de Palmas. Nº 2.473, p. 11-12. Disponível em: <http://diariooficial.palmas.to.gov.br/media/diario/2473-17-4-2020-22-56-27.pdf>. Acesso em: 08 jun. 2020.
PIMENTEL, Fernando S. C.; COSTA, Cleide J. S. A. A cultura digital no cotidiano das crianças: apropriação, reflexos e descompassos na educação formal. Interfaces Científicas – Educação, V.6, N.3, Junho – 2018. Disponível em: <https://periodicos.set.edu.br/index.php/educacao/article/view/4117>. Acesso em: 06 jun. 2020.
PINHEIRO, Chloé; RUPRECHT, Theo. Coronavírus: primeiro caso é confirmado no Brasil. O que fazer agora? Revista Veja, 26/02/2020. Disponível em: <https://saude.abril.com.br/medicina/coronavirus-primeiro-caso-brasil/>. Acesso em: 27 ago. 2020.
SANDHOLTZ, Judith H.; RINGSTAFF, Cathy; DWYER, David. Ensinando com Tecnologia: Criando Salas de Aula Centradas nos Alunos. Porto Alegre: Artmed, 1997.
SILVA, Bento; ALVES, Elaine J. Aprendizagem na cibercultura: um novo olhar sobre as tecnologias de informação e comunicação digital no contexto educativo ubíquo. Interfaces Científicas – Educação, V.6, N.3, p. 17 – 28, Junho 2018. Disponível em: <https://periodicos.set.edu.br/index.php/educacao/article/view/5821>. Acesso em: 06 jun. 2020.
SILVA, Solimar Patriota. Letramento digital e formação de professores na era da web 2.0: o que, como e por que ensinar? In: Hipertextus Revista Digital, n.8, Jun. 2012. Disponível em: <http://arquivohipertextus.epizy.com/volume8/01-Hipertextus-Vol8-Solimar-Patriota-Silva.pdf>. Acesso em: 29 maio 2020.
TOCANTINS. Resolução do Conselho Estadual de Educação do Tocantins Nº 105, de 08 de abril de 2020. In: Diário Oficial do Tocantins. Nº 5.582, de 15 de abril de 2020, p. 7-9. Disponível em: <https://diariooficial.to.gov.br/busca/?por=edicao&edicao=5582>. Acesso em: 08 jun. 2020.
TOCANTINS. Legislação aplicada à COVID-19, [entre 2020-2021]. Disponível em: <http://coronavirus.to.gov.br/>. Acesso em 08 jan. 2021.
UNESCO. Padrões de competência em tic para professores: diretrizes de implementação. 2008. Disponível em: <https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000156209_por>. Acesso em: 23 jul. 2020.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Computers in education: theory & practice

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
The copyright for papers published in this journal belong to the author, with rights of first publication for the journal. As the papers appears in this publicly accessed journal, the papers are for free use, receiving their credit, in educational and non-commercial uses. The journal will allow the use of the papers published for non-commercial purposes, including the right to send the paper to publicly accessed databases.Accepted 2022-10-18
Published 2022-12-07