Por um modelo de processo de instrução/aprendizagem para facilitar o ciclo de design instrucional

Autores

  • Yusuke Hayashi ISIR, Osaka University
  • Seiji Isotani ISIR, Osaka University
  • Jacqueline Bourdeau LICEF Research Center, TÉLUQ-UQAM
  • Riichiro Mizoguchi ISIR, Osaka University

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.12148

Palavras-chave:

Engenharia ontológica. Design instrucional. Aprendizagem colaborativa.

Resumo

Muitos modelos de design instrucional foram pro- postos e seus benefícios são evidentes. No entanto, há falta de uma notação comum e formal para descrever o produto da concepção. Isso faz com que haja dificuldade na avalia- ção do produto (o curso) em desenvolvimento. Para elimi- nar essa dificuldade, precisamos de uma estrutura formal que tenha semântica suficiente para manter a consistência do produto. Assim, este trabalho tem por objetivo propor um padrão de modelo unificado para o ensino e aprendi- zagem baseado em ontologias, que tenha potencial para apoiar algumas fases do ciclo de design instrucional. Além disso, damos um exemplo de como a instrução um a um e a aprendizagem colaborativa são modeladas com base no padrão proposto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-12-22

Como Citar

HAYASHI, Y.; ISOTANI, S.; BOURDEAU, J.; MIZOGUCHI, R. Por um modelo de processo de instrução/aprendizagem para facilitar o ciclo de design instrucional. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 12, n. 1, 2009. DOI: 10.22456/1982-1654.12148. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/12148. Acesso em: 3 dez. 2022.