Discalculia e Tecnologias Digitais Educacionais: uma Revisão Sistemática de Literatura
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.119335Palavras-chave:
Dificuldade de Aprendizagem, Informática e Educação, Software Educativo, Revisão de LiteraturaResumo
As tecnologias digitais são ferramentas que podem auxiliar em diversos contextos de ensino, principalmente para a educação especial, e no caso desta pesquisa, a discalculia. Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados de um estudo realizado para coletar e avaliar evidências sobre ferramentas computacionais gratuitas que auxiliem alunos com discalculia. Para atingir nosso objetivo, realizamos uma revisão sistemática da literatura, que fornece um método objetivo para identificar as evidências existentes relacionadas a um tema de pesquisa. Os resultados indicam que, dos 811 trabalhos encontrados nas 10 bases de buscas, somente 3 abordaram o uso das tecnologias digitais com crianças com discalculia na educação básica no contexto brasileiro. Nesses 3 trabalhos, foram mapeadas 21 ferramentas computacionais. Observou-se que, em relação a produção do conhecimento sobre as tecnologias digitais e a discalculia para o contexto escolar brasileiro, são poucas as pesquisas realizadas, o que pode dificultar a sua utilização nesse contexto.Downloads
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Publicado 2022-12-07