Implicações Pedagógicas do Uso de Jogos Digitais na Contação de História na Educação Infantil
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.118446Keywords:
Jogos Digitais, Contação de Histórias, Educação Infantil.Abstract
A educação formal das gerações nascidas na cultura digital é desafiada a integralizar as Tecnologias Digitais (TD) à rotina das crianças na escola. Isso ocorre nas mais variadas atividades, como é o caso da contação de histórias para crianças pequenas. Nesta investigação o objetivo geral foi elencar implicações pedagógicas no uso dos jogos digitais da Disney na contação de história, no 2º período da educação infantil de uma escola municipal, em Maceió/AL. Os sujeitos da pesquisa foram 15 crianças e a partir de um projeto de intervenção realizado em sala de aula, foram retratadas as reações das crianças durante os momentos de interação com a turma, a partir da contação de três histórias associadas aos jogos digitais. Partindo do pressuposto que jogos digitais são artefatos culturais, foi possível constatar que sua utilização no ambiente escolar foi favorável e contribuiu no processo de construção do conhecimento das crianças observadas.Downloads
References
ALVES, Lynn Rosalina Gama. Game Over - Jogos Eletrônico e Violência. Futura, 2005.
ALVES, Lynn. Relações entre os jogos digitais e aprendizagem: delineando percurso. Educação, Formação & Tecnologias, v. 1, n. 2, p. 3-10, 2008.
ALVES, Lynn; COUTINHO, Isa de Jesus. Os desafios e as possibilidades de uma prática baseada em evidências com jogos digitais nos cenários educativos. In: ALVES, Lynn; COUTINHO, Isa de Jesus (Org.). Jogos digitais e aprendizagem: Fundamentos para uma prática baseada em evidências. Campinas: Papirus, 2016.
BAHIA, Ana Beatriz. Desenhando health games para não gamers. In: ALVES, Lynn; COUTINHO, Isa de Jesus (Org.). Jogos digitais e aprendizagem: Fundamentos para uma prática baseada em evidências. Campinas: Papirus, 2016.
CACCIOLARI, Neide Aparecida. A importância da contação de histórias para o futuro da leitura literária no século XXI: cibercultura, literatura, escola e novas tecnologias - uma ponte necessária. Diálogo e Interação, v. 2, 2009.
CONTRERAS-ESPINOSA, Ruth S.; EGUIA-GÓMEZ, Jose Luis. Pesquisa da avaliação e da eficácia da aprendizagem baseada em jogos digitais: reflexões em torno da literatura científica. In: ALVES, Lynn; COUTINHO, Isa de Jesus (Org.). Jogos digitais e aprendizagem: Fundamentos para uma prática baseada em evidências. Campinas: Papirus, 2016.
DISNEY LOL. Disponível em: <https://lol.disney.com/games>. Acesso em: 20 abr. 2019.
FANTIN, Monica. Crianças e games na escola: entre paisagens e práticas. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, v. 13, n. 1, p. 195-208, 2015.
FLICK, Uwe. Uma introdução à pesquisa qualitativa. Trad. Sandra Netz. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2004.
GEE, James Paul. Bons videojogos+ Boa aprendizagem. Coletânea de ensaios sobre os videojogos, a aprendizagem e a literacia. Portugal: Edições Pedágio, 2010.
LANZI, Lucirene Andréa Catini. Do papel às TIC: o dinamismo da contação de história através do viés digital. Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação, v. 26, n. 2, p. 31-46, 2012.
MATTAR, João. Games em educação. Pearson Educación, 2010.
MOITA, Filomena M. G. S. Cordeiro. Design metodológico para avaliar o game Angry Birds Rio e evidências da utilização em sala de aula. In: ALVES, Lynn; COUTINHO, Isa de Jesus (Org.). Jogos digitais e aprendizagem: Fundamentos para uma prática baseada em evidências. Campinas: Papirus, 2016.
PETRY, Arlete dos Santos. Jogos digitais e aprendizagem: algumas evidências de pesquisas. In: ALVES, Lynn; COUTINHO, Isa de Jesus (Org.). Jogos digitais e aprendizagem: Fundamentos para uma prática baseada em evidências. Campinas: Papirus, 2016.
PETRY, Luís Carlos. O conceito ontológico de jogo. In: ALVES, Lynn; COUTINHO, Isa de Jesus (Org.). Jogos digitais e aprendizagem: Fundamentos para uma prática baseada em evidências. Campinas: Papirus, 2016.
PIMENTEL, Fernando Silvio Cavalcante. As narrativas digitais como possibilidade de aprendizagem personalizada numa disciplina gamificada. Em Teia - Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, v. 10, n. 1, 2019.
_____ Letramento digital na cultura digital: o que precisamos compreender? Revista EDaPECI, v. 18, n. 1, p. 7-16, 2018.
_____ A aprendizagem das crianças na cultura digital. 2. ed. Maceió: EDUFAL, 2017.
PRENSKY, Marc. Não me atrapalhe, mãe – Eu estou aprendendo! São Paulo: Phorte, 2010.
YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Trad. Daniel Grassi. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Computers in education: theory & practice

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
The copyright for papers published in this journal belong to the author, with rights of first publication for the journal. As the papers appears in this publicly accessed journal, the papers are for free use, receiving their credit, in educational and non-commercial uses. The journal will allow the use of the papers published for non-commercial purposes, including the right to send the paper to publicly accessed databases.Accepted 2022-10-24
Published 2022-12-07