Desenvolvimento de uma ferramenta para auxílio do ensino-aprendizagem dos métodos numéricos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.113244

Palavras-chave:

Métodos numéricos, Toolbox, Newton-Raphson, Bisseção, Secante

Resumo

No Brasil, alunos de 15 a 16 anos possuem média de conhecimento abaixo do nível 2 em matemática, o que posiciona o país em 58º lugar entre os 65 analisados, refletindo também a dificuldade de alunos de universidades em cursos de ciências exatas. O uso de ferramentas computacionais pode ajudar professores e alunos a obter melhores resultados, principalmente na área de análise numérica. Com base nisso, esta produção acadêmica visa desenvolver uma toolbox, denominada "Toolbox Raízes das funções", que pode realizar o processo de resolução de questões utilizando os métodos de Newton-Raphson, Secante e Bisseção, que consiga demonstrar passo a passo da solução e gráfico do método, além de ser totalmente desenvolvido em português, visando auxiliar o processo de ensino-aprendizagem em cursos de análise numérica. A toolbox foi disponibilizada para todos os usuários no MATLAB Central File Exchange.

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Publicado

2023-02-09

Como Citar

SILVA, G. S. B.; EPIFANIO, M. A. B.; SÁ, G. C. B. e. Desenvolvimento de uma ferramenta para auxílio do ensino-aprendizagem dos métodos numéricos. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 25, n. 2, p. 61–73, 2023. DOI: 10.22456/1982-1654.113244. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/113244. Acesso em: 4 mar. 2024.