Robôs Humanoides na Educação: Um Mapeamento Sistemático com Base na Produção Cientifica Nacional e Internacional
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.100302Palavras-chave:
Robôs Humanoides, Educação, Mapeamento SistemáticoResumo
O presente artigo teve como objetivo investigar como se dá o uso de robôs humanoides no âmbito educacional. Para tanto, realizamos um Mapeamento Sistemático da Literatura a partir teses, dissertações e artigos científicos publicados no período compreendido entre os anos de 2009 e 2018 nas bases de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – BDTD, por ser uma base de dados aberta, tendo o português como língua oficial. No contexto internacional, IEEE Xplore Digital Library e Education Resources Information Center - ERIC, por ser uma base de dados com foco em pesquisas e informações educacionais, tendo o inglês como língua oficial. Especificou-se os tipos de robôs humanoides, aspectos metodológicos, didáticos e curriculares. O resultado desta pesquisa produz fundamentação teórica para a investigação e inserção de novas tecnologias na escola, assim como uma análise mais precisa das interações e o impacto do uso de robôs humanoides na educação.Downloads
Referências
ARDORE, M.; REGEN, M.; HOFFMANN, V. M. B. Eu tenho um irmão deficiente... vamos conversar sobre isso? SÃO PAULO: Paulinas, 1990.
ASLAM, S. et al. A comparison of humanoid and non humanoid robots in supporting the learning of pupils with severe intellectual disabilities. Proceedings - 2016 International Conference on Interactive Technologies and Games: EduRob in Conjunction with iTAG 2016, iTAG 2016, n. Id, p. 7–12, 2016.
BACIVAROV, I. C.; ILIAN, V. L. M. The paradigm of utilizing robots in the teaching process: A comparative study. International Journal of Technology and Design Education, v. 22, n. 4, p. 531–540, 2012.
BEKELE, E. et al. Pilot clinical application of an adaptive robotic system for young children with autism. Autism, v. 18, n. 5, p. 598–608, 2014.
BEKEY, G. et al. Space Robotics. In: Robotics: State Of The Art And Future Challenges.
BLAR, N. et al. Work in progress: Experimental design on initial investigation of Malaysian technical education using humanoid robot teacher and human teacher. 2014 11th International Conference on Ubiquitous Robots and Ambient Intelligence, URAI 2014, n. Urai, p. 504–505, 2014.
BRASIL, M. D. E. PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO MÉDIO: BASES LEGAIS. BRASILIA: MEC/SEF, 2000a.
BRASIL, M. D. E. PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS ENSINO MÉDIO: LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS. BRASI: MEC/SEF, 2000b.
BRASIL, M. D. E. PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS ENSINO MÉDIO: CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS. BRASILIA: MEC/SEF, 2000c.
BRASIL, M. D. E. PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS ENSINO MÉDIO: CIÊCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS. BRASILIA: MEC/SEF, 2000d.
BRASIL, M. D. E. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. SÃO PAULO: SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ESPECAL-SEESP, 2001.
BROWN, L.; HOWARD, A. M. Engaging children in math education using a socially interactive humanoid robot. IEEE-RAS International Conference on Humanoid Robots, v. 2015–Febru, n. February, p. 183–188, 2015.
CARVALHO, R. E. A política da educação especial no Brasil. In: Tendências e desafios da educação especial. Brasília: Secretaria de Educação Especial, 1994.
CHARRON, N.; LEWIS, L.; CRAIG, M. A Robotic Therapy Case Study. Journal of Educational Technology Systems, v. 46, n. 1, p. 137–148, 2017.
CONCHINHA, C. Lego Mindstorms: Um estudo com utentes com paralisia cerebral. Disponível em: <http://repositorio.ul.pt/bitstrem/10451/5747/1/ulfpie039843_tm.pdf>. Acesso em: 22 maio. 2018.
DEDERICHS-KOCH, A.; ZWIERS, U. Project-based Learning Unit : Kinematics and Object Grasping in Humanoid Robotics. 2015.
EGUCHI, A.; OKADA, H. Learning with Social Robots – The World Robot Summit ’ s Approach. v. 00, n. c, p. 53–56, 2018.
KAHN, P. H. et al. “Robovie, you’ll have to go into the closet now”: Children’s social and moral relationships with a humanoid robot. Developmental Psychology, v. 48, n. 2, p. 303–314, 2012.
KENNEDY, J. et al. Heart vs hard drive: Children learn more from a human tutor than a social robot. ACM/IEEE International Conference on Human-Robot Interaction, v. 2016–April, p. 451–452, 2016.
KIM, Y.; SMITH, D. Pedagogical and technological augmentation of mobile learning for young children interactive learning environments. Interactive Learning Environments, v. 25, n. 1, p. 4–16, 2017.
LEVCHAK, S. Robotic Literacy Learnin Companios Exploring Student Egagement With A Humanoid robot In: An Afterschool Literacy program.
LIU, H. Y.; WANG, W. J.; WANG, R. J. A course in simulation and demonstration of humanoid robot motion. IEEE Transactions on Education, v. 54, n. 2, p. 255–262, 2011.
MAGYAR, G. et al. Towards adaptive cloud-based platform for robotic assistants in education. SAMI 2014 - IEEE 12th International Symposium on Applied Machine Intelligence and Informatics, Proceedings, p. 285–289, 2014.
MIRANDA, A. et al. Work in progress: A constructivist didactic methodology for a humanoid robotics workshop. Proceedings - Frontiers in Education Conference, FIE, p. 1–3, 2012.
NOMURA, T.; KANDA, T. Influences of evaluative contexts in human-robot interaction and relationships with personal traits. Proceedings - IEEE International Workshop on Robot and Human Interactive Communication, p. 61–66, 2012.
OLIVEIRA, E. S. ROBÓTICA EDUCACIONAL E RACIOCINIO PROPORCIONAL: UMA DISCUSSÃO À LUZ DA TEORIA DA RELAÇÃO COM O SABER. Universidade Estadual da Paraíba-UEPB, 2015.
ÖZKUL, A. et al. Robostar: An interaction game with humanoid robots for learning sign language. 2014 IEEE International Conference on Robotics and Biomimetics, IEEE ROBIO 2014, p. 522–527, 2014.
PINTO, A. H. M. Um sistema de reconhecimento de objetos incorporado a um robô humanoide com aplicação na educação.
PINTO, A. H. M.; TOZADORE, D. C.; ROMERO, R. A. F. A Question Game for Children Aiming the Geometrical Figures Learning by Using a Humanoid Robot. Proceedings - 12th LARS Latin American Robotics Symposium and 3rd SBR Brazilian Robotics Symposium, LARS-SBR 2015 - Part of the Robotics Conferences 2015, p. 228–233, 2016.
REGIS, F. Nós, ciborgues: tecnologias da informação e subjetividade homem-máquina. Curitiba: Champagnat, 2012.
SAYLOR, M. M. et al. How do young children deal with hybrids of living and non-living things: The case of humanoid robots. British Journal of Developmental Psychology, v. 28, n. 4, p. 835–851, 2010.
SUN, Z.; LI, Z.; NISHIMORI, T. Development and Assessment of Robot Teaching Assistant in Facilitating Learning. p. 165–169, 2017.
TANAKA, F. et al. Pepper learns together with children: Development of an educational application. IEEE-RAS International Conference on Humanoid Robots, v. 2015–Decem, p. 270–275, 2015.
VERNER, I. M.; POLISHUK, A.; KRAYNER, N. Science Class with RoboThespian: Using a Robot Teacher to Make Science Fun and Engage Students. IEEE Robotics and Automation Magazine, v. 23, n. 2, p. 74–80, 2016.
WARREN, Z. et al. Brief Report: Development of a Robotic Intervention Platform for Young Children with ASD. Journal of Autism and Developmental Disorders, v. 45, n. 12, p. 3870–3876, 2015a.
WARREN, Z. E. et al. Can Robotic Interaction Improve Joint Attention Skills? Journal of Autism and Developmental Disorders, v. 45, n. 11, p. 3726–3734, 2015b.
YORITA, A.; BOTZHEIM, J.; KUBOTA, N. Self-efficacy using fuzzy control for long-term communication in robot-assisted language learning. IEEE International Conference on Intelligent Robots and Systems, p. 5708–5715, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. Os textos podem ser compartilhados desde que respeitados os direitos autorais sob a licença Creative Commons Não comercial-CompartilhaIgual 4.0.Aceito 2021-01-11
Publicado 2020-12-30