Bookshelf tour
categorização do conhecimento a partir do discurso coletivo dos booktubers
DOI:
https://doi.org/10.19132/1808-5245252.13-38Palabras clave:
Booktubers. Colecionismo bibliográfico. Memória coletiva. Folksonomia. Organização do conhecimento.Resumen
Existem diversas formas de se organizar o conhecimento e isso torna viável e necessário o estudo de instâncias populares de organização do conhecimento. Nesta pesquisa, o objeto de estudo é a comunidade booktube, que é composta por pessoas que dividem suas experiências literárias através de vídeos disponibilizados na plataforma YouTube. As análises dos vídeos permitiram classificar determinados booktubers como colecionadores de livros. Entende-se que o colecionismo bibliográfico ocorre em instância particular, é motivado por razões subjetivas e a organização desses acervos segue ordens próprias de cada colecionador, sendo assim, questiona-se: é possível aplicar a concepção de folksonomia para identificar as categorias de organização do conhecimento da comunidade booktube? O método é composto por duas etapas: a primeira, consiste na construção do aporte teórico, que buscou a definição conceitual dos assuntos relevantes para análise e interpretação dos dados. A partir disso, parte-se para a segunda etapa, que consiste no uso do Discurso do Sujeito Coletivo para extração dos termos utilizados pela comunidade em questão. Como resultado, percebeu-se a presença de categorias de organizações, a possibilidade do uso do Discurso do Sujeito Coletivo para categorização da linguagem natural e a memória coletiva implícita nesse sistema. Por fim, percebe-se a possibilidade de se utilizar a concepção de folksonomia para identificar modos de organização no colecionismo, os prós e os contras da linguagem natural em uma estrutura conceitual e a possibilidade de se interpretar a folksonomia em outros ambientes além da atual abordagem de processo ou produto de tagueamento na web 2.0.Descargas
Citas
BALVERDU, Andressa Machado. Comunidade booktube como alternativa de incentivo à leitura. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.
BARROS, Léa Maria de Souza. A folksonomia como prática de classificação colaborativa para a recuperação da informação. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Instituto brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
BARITÉ, M. Organización del conocimiento: un nuevo marco teórico-conceptual en Bibliotecología y Documentación. In: CARRARA, K. (Org.). Educação, universidade e pesquisa. Marília: Unesp Marília 2001. p. 35-60.
BARTLETT, Allison Hoover. O homem que amava muito os livros: a história real de um ladrão bibliófilo, um detetive e os bastidores do universo dos colecionadores literários. São Paulo: Seoman, 2013.
BENJAMIN, Walter. Desempacotando minha biblioteca: um discurso sobre o colecionador. In: BENJAMIN, Walter. Rua de mão única: obras escolhidas. São Paulo: Brasileiense,1987. v. 2.
BLISS, Henry. Organization of knowledge in libraries and the subject-approach to books. New York: Wilson, 1933.
CATARINO, Maria Elizabete; BAPTISTA, Ana Alice. Folksonomia: um novo conceito para a organização dos recursos digitais na web. DataGramaZero, Rio de Janeiro v. 8, n. 3, p. A04-0, 2007.
CHICLETE VIOLETA. Produtora: Victória. Online disponibilizado no YouTube. Color.
FORMANEK, Ruth. Why they collect: collectors reveal their motivations. In: PEARCE, Susan (Org.). Interpreting objects and collections. New York: Routledge, 2005. cap. 38, p. 327-335.
GOMES, Hagar Espanha. Tendências da pesquisa em organização do conhecimento. Pesquisa brasileira em Ciência da Informação, Brasília, v.2, n.1, p. 60-88, jan./dez. 2009.
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2003
JEFFMAN, Tauna Mariana Weinberg. Literatura compartilhada: uma análise da cultura participativa, consumo e conexões nos booktubers. Revista Brasileira de História da Mídia, São Paulo, v. 4, n. 2, p. 99-108, jul. 2015.
KOBASHI, Nair Yumiko; FRANCELIN, Marivalde Moacir. Conceitos, categorias e organização do conhecimento. Informação & Informação, Londrina, v. 16, n. 2, p. 1-24, jan./jun. 2011.
LEFEVRE, Fernando; LEFEVRE, Ana Maria Cavalcanti. Discurso do sujeito coletivo: representações sociais e intervenções comunicativas. Texto Contexto, Florianópolis, v. 23, n. 2, p. 502-507, abr./jun. 2014.
LEFEVRE, Fernando; LEFEVRE, Ana Maria Cavalcanti; MARQUES, Maria Cristina da Costa. Discurso do sujeito coletivo, complexidade e auto-organização. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 14, n. 4, p. 1193-1204, 2009.
LER ANTES DE MORRER. Produtora: Isabella Lubrano. 2015. Online disponibilizado no YouTube. Color.
MOURA, Maria Aparecida. Informação, ferramentas ontológicas e redes sociais ad hoc: a interoperabilidade na construção de tesauros e ontologias. Informação & Sociedade, João Pessoa, v. 19, n. 1, p. 59-73, 2009.
MURGUIA, Eduardo Ismael. O colecionismo bibliográfico: uma reflexão sobre o livro para além da informação. Encontros Bibli, Florianópolis, n. esp, p. 87-104, 2009.
NORA, Pierre. Entre memória e história: o problema dos lugares. Revista do programa de Pós-graduados e do departamento de história da PUC-USP, São Paulo, v. 10, p. 7-28, 1993.
NUVEM LITERÁRIA. Produtora: Ju Cirqueira. 2016. Online disponibilizado no YouTube. Color.
PAIVA, Sthéfani; SOUZA, Adriana Maria de. Booktube como instrumento de disseminação da informação para a geração digital. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 13, n. esp., p. 978-1003, 2017.
PAMELA GONÇALVES. Produtora: Pamela Gonçalves. 2016. Online disponibilizado no YouTube. Color.
SANTOS, Hercules Pimenta. Etiquetagem e folksonomia: o usuário e sua motivaçÃo para organizar e compartilhar informação na web 2.0. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 18, n. 2, 2013.
SANTOS, Admeire da Silva. A influência do colecionismo na representação da memória social: análise da coleção Amidicis Tocantins. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Marília, 2015.
TEIXEIRA, Cládia Souza; COSTA, Andressa Abrãao. Movimento booktubers: práticas emergentes de mediação de leitura. Texto Livro, Belo Horizonte, v. 9, n. 2, p. 13-31, jul./dez. 2016.
THE TINY LITTLE THINGS. Produtora: Tatiana Feltrin. 2013. Online disponibilizado no YouTube. Color.
WAL, Thomas Vander. Folksonomy coinage and definition. 2007. Disponível em: http://vanderwal.net/folksonomy.html. Acesso em: 12 dez. 2018.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Admeire da Silva Santos Sundström, João Batista Ernesto de Moraes

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publican en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Los autores mantienen los derechos autorales y ceden a la Revista el derecho de la primera publicación, con el trabajo licenciado bajo la Licencia Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que admite compartir el trabajo con reconocimiento de la autoria.
Los autores tienen autorización para asumir contratos adicionales en forma separada, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta Revista, como para publicar en repositorio institucional, con reconocimiento de autoria y publicación inicial en esta Revista.
Los artículos son de acceso abierto y gratuitos. Según la licencia, usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.