Tendências nos estudos de Representação Temática da Informação: uma revisão integrativa dos artigos científicos indexados na Brapci

Autores/as

  • Camila Regina de Oliveira Rabelo Mestranda em Ciência da Informação na Universidade Federal do Ceará
  • Virginia Bentes Pinto Professora Titular da Universidade Federal do Ceará-UFC.

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245252.66-88

Palabras clave:

Revisão integrativa. Representação Temática da Informação. Indexação de assuntos. Representação da informação. Pesquisa em Ciência da Informação.

Resumen

Esta pesquisa apresenta os resultados da investigação cujo objetivo básico é verificar, por meio da Revisão Bibliográfica Integrativa, as tendências dos assuntos relativos aos estudos e às pesquisas que contemplam a representação temática nos artigos científicos indexados na Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação. Entendemos a representação temática ou indexação como um esquema complexo de ações que visa identificar os assuntos principais de um documento objetivando oferecer “pistas” para a recuperação de informação. É uma pesquisa pautada na RBI, metodologia que permite sintetizar os conteúdos encontrados na literatura científica para evidenciar a manifestação de um determinado assunto e auxiliar em pesquisas posteriores. O lócus do estudo empírico foi a base de dados, tendo como recorte o período de 2012 a 2017. Os resultados evidenciam um total de 25 artigos concernentes à Representação Temática da Informação, sendo que as tendências das pesquisas contemplam: Arquivologia, indexação de documentos jurídicos, linguagens documentárias, estudos semânticos, mapas conceituais, indexação de imagens, bibliotecas universitárias, bibliotecas digitais/repositórios digitais, indexação de textos de literatura e ensino da representação temática a distância. Concluímos que as tendências dos estudos e das pesquisas sobre a Representação Temática da Informação contemplam uma diversidade de aplicações, tendo como função maior o acesso aos documentos e sua recuperação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Camila Regina de Oliveira Rabelo, Mestranda em Ciência da Informação na Universidade Federal do Ceará

Mestranda em Ciência da Informação no Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Ceará, pertencente a linha de Pesquisa de Representação da Informação. Interesse em pesquisas relacionadas a organização e representação das informações na área da saúde, com foco no Prontuário do Paciente. Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará. Especialista em Gestão e Docência do Ensino Superior na Universidade Estácio de Sá. Bibliotecária com experiência profissional em Bibliotecas Públicas e Universitárias e gestão de unidades de informação.

 

Virginia Bentes Pinto, Professora Titular da Universidade Federal do Ceará-UFC.

Professora Titular da Universidade Federal do Ceará-UFC. Bacharel em Biblioteconomia- Universidade Federal do Ceará. Doutorado em Sciences de l?Information et de la Communication- Université Stendhal-Grenoble-3-França (1999). Mestrado em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1989). Líder do Grupo sobre Representação da Informação- certificado pela-UFC-Pós-Doutorado em Filosofia-Tratamento cognitivo da informação-Laboratoire de l?Analyse Cognitive de ?linformation (LANCI). Université du Quebec à Montreal- (2006). Estágio Pós- Doutoral no Instituto de Linguistica Aplicada (IULA ) da Universidad Pompeu Fabra- Barcelona e Cátedra Interuniversitária de Derecho y Genoma Humano- Universidad de Deusto- País Basco (2013). Ex-Coordenadora do Doutorado Interinstitucional em Ciência da Informação- UNESP-CI-Marilia/UFC-DCINF. Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação das Universidades Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e Universidade Federal da Paraíba. Pesquisadora -CNPq. Especialização em Informação Tecnológica-Universidade Federal de Santa Catarina (1985). Áreas de interesse: Tratamento Cognitivo da Informação, Representação Indexal de textos verbais e não-verbais (imagens, sons), Representação do Conhecimento, Tecnologia da Informação, Informação para a Saúde, Documentação sanitária, terminologias na área da Saúde, Gerenciamento Eletrônico de Documentos, Ontologias, Bibliometria, Linguagem Natural e Controlada, Epistemologia da Ciência da Informação, Metodologia da Pesquisa, Leitura e Biblioterapia, Gestão da Informação e do Conhecimento ). Presidente da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos (CPAD)- UFC. Membro da Comissão da Verdade da Universidade Federal do Ceará. Conjuntamente com a Profa. Ana Maria Sá, foi idealizadora e colocou em prática o PROLER-CE, tendo sido sua primeira coordenadora. Também idealizou e colocou em prática o projeto Biblioterapia no Estado do Ceará. Conjuntamente com a Profa. Juliana Buse, elaborou o Projeto do Portal de Periódicos Científicos da UFC. É Membro do Comitê Gestor do Serviço Eletrônico de Informação (SEI)- UFC. Tem livros e artigos publicados no campo da Ciência da Informação e da Biblioteconomia. Orienta alunos de graduação e pós-graduação. Possui experiência nas áreas de Ciência da Informação e da Biblioteconomia, atuando em bibliotecas universitárias, públicas, escolares e especializadas. Vice-coordenadora do PPGCI-UFC. PQ-CNPq

Citas

BENTES PINTO, Virginia; MEUNIER, Jean-Guy; SILVA NETO, Casemiro. A contribuição peirciana para a representação indexal de imagens visuais. Encontros Bibli, Florianópolis, n. 25, 2008.

BENTES PINTO, V. Indexação documentária: uma forma de representação do conhecimento registrado. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 6, n. 2, p. 223-234, 2001.

BOTTERO, J. Mésopotamie: l'écriture, la raison et les dieux. Paris: Gallimard, 1987.

BOULNOIS, Olivier. Être et représentation. Paris: Presses Universitaires de France, 1999.

CAMPOS, Maria Luiza de Almeida. Perspectivas para o estudo da área de representação da informação. Ciência da Informação, Brasília, v. 25, n. 2, p. 1-7, 1995.

CARNEIRO, Marilia Vidigal. Diretrizes para uma política de indexação. Revista da Escola de Biblioteconomia da UFMG, Belo Horizonte, v. 14, n. 2, p. 221-241, set. 1985.

CHAUMIER, Jacques. Indexação: conceito, etapas e instrumentos. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 21, n. 1/2, p. 63-79, 1988.

FERNEDA, Edberto. Recuperação da informação: análise sobre a contribuição da Ciência da Computação para a Ciência da Informação. 2003. Tese (Doutorado em Ciência da Comunicação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003.

FERREIRA, Ana Carolina; MACULAN, Benildes Coura Moreira Santos; ALMEIDA, Josiana Florencio Vieira Regis de. Fundamentos teóricos da representação temática da informação jurídica. CAJUR – Caderno de Informações Jurídicas, [S.l], v. 4, n. 1, 2017.

FRANÇA, Fabiana da Silva. Formas de redução léxica na redação de resumos de alta em prontuário do paciente visando à indexação e recuperação da informação. 2016. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Paraíba, Paraíba, 2016.

FUJITA, Mariângela Spotti Lopes (org.) et al. A indexação de livros: a percepção de catalogadores e usuários de bibliotecas universitárias. Um estudo de observação do contexto sociocognitivo com protocolos verbais [on-line]. São Paulo: Editora Unesp, 2009.

GANONG, Lawrence H. Integrative reviews of nursing research. Research in Nursing and Health, [s. l.], v. 10, n. 1, p. 1-11, 1987.

JESUS, Joracir Botelho Marques de. Tesauro: um instrumento de representação do conhecimento em sistemas de recuperação da informação. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 12., 2002, Recife. Anais [...] Recife: UFPE, 2002.

LANCASTER, Frederick Wilfrid. Indexação e resumos: teoria e prática. 2. ed. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 2004.

LE GUERN, M. Un analyseur morpho-syntaxique pour l'indexation automatique. Le français moderne, [s. l.], v. 59, n. 1, p. 22- 35, 1991.

MACHADO, Viviane Faria; ALBUQUERQUE, Ana Cristina de. A representação temática da xilogravura: o processo de indexação da coleção Paulo Menten. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 21, n. 3, 2016.

MENDES, Karina Dal Sasso; SILVEIRA, Renata Cristina de Campos Pereira; GALVÃO, Cristina Maria. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto Contexto Enfermagem, Florianópolis, v. 17, n. 4, dez. 2008.

ROBREDO, J. Documentação de hoje e de amanhã: uma abordagem revisitada e contemporânea da Ciência da Informação e de suas aplicações biblioteconômicas, documentárias, arquivísticas e museológicas. 4. ed. Brasília, 2005.

SILVA, Márcio Bezerra da; SOUSA, Dulce Elizabeth Lima de; BANDEIRA, Pablo Matias. A representação temática em documentos arquivísticos: o caso da indexação documental realizada pelos alunos de Arquivologia da UFPB. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, [s. l.], v. 3, n. 2, p. 124-141, 2012.

SILVEIRA, Renata Cristina de Campos Perreira; GALVÃO, Cristina Maria. O cuidado de enfermagem e o cateter Hickman: a busca de evidências. Acta Paulista de Enfermagem, São Paulo, v. 3, n. 18, p. 276-284, 2005.

SOUZA, Marcela Tavares de; SILVA, Michelly Dias da; CARVALHO, Rachel de. Revisão integrativa: o que é e como fazer. Einstein, São Paulo, v. 8, n. 1, p. 102-106, mar. 2010.

TORRACO, Richard J. Writing integrative literature reviews: guidelines and examples. Human Resource Development Review, [s.l.], v. 4, n. 3, p. 356-367, set. 2005.

VIEIRA, Simone Bastos. Indexação automática e manual: revisão de literatura. Ciência da Informação, Brasília, v. 17, n.1, p. 43-57, jan./jun. 1988.

Publicado

2019-04-26

Cómo citar

RABELO, C. R. de O.; PINTO, V. B. Tendências nos estudos de Representação Temática da Informação: uma revisão integrativa dos artigos científicos indexados na Brapci. Em Questão, Porto Alegre, v. 25, n. 2, p. 66–88, 2019. DOI: 10.19132/1808-5245252.66-88. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/82314. Acesso em: 23 abr. 2025.

Número

Sección

Artículo