Mapas imaginários sobre Porto Alegre: a cidade midiática
Palavras-chave:
Mapa imaginário. Cidade midiática. Porto Alegre, RS.Resumo
Resumo Entre julho e agosto de 2007, os principais meios de comunicação de Porto Alegre foram observados por uma equipe de professores e alunos da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) para identificar que cidade eles ajudam a construir no imaginário do cidadão. Esta pesquisa faz parte de uma mais ampla para conhecer os imaginários urbanos da América Latina, com extensão a algumas urbes européias. Seguindo a metodologia de Silva, a pesquisa foi divida em três eixos que se entrecruzam: dados oficiais e históricos sobre o município, enquete para verificar as percepções dos cidadãos sobre a cidade e análise das representações construídas pelos diferentes meios de comunicação, este último é foco deste texto.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Nilda Jacks, Valdir Jose Morigi, Miriam Rossini, Ilza Girardi, Cida Golin, Rudimar Baldissera, Sandra Gonçalves, Enoi Liedke, Deisi Conceição da Silva, Márcia de Castro Borges, Eloá Muniz da Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito. De acordo com a licença, deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Não é permitido aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.