O registro da memória através dos diários virtuais: o caso dos blogs
Palavras-chave:
Memória, blogs, memória em ambientes virtuaisResumo
Este artigo trata da questão dos diários virtuais ou blogs, como uma nova possibilidade de registro da memória. Para tanto, através de pesquisa bibliográfica explana a respeito de temas como o desenvolvimento da sociedade da informação, favorecendo e sendo favorecida pela dinamização dos novos meios de informação e comunicação. Aborda a noção de estoques de informação, como meio de substituir os “homens-memória”, presentes na sociedade sem escrita, sendo ainda o princípio da construção da memória registrada. Faz a distinção entre memória individual e coletiva e conclui apontando os blogs como uma ferramenta de comunicação utilizada no ambiente virtual, que pode vir a favorecer a valorização da informação e da memória, em contraposição ao estereótipo de fugacidade característica dos ambientes virtuais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2005 Luciana Moreira Carvalho, Mônica Marques Carvalho

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito. De acordo com a licença, deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Não é permitido aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.