Resumos e Seminários como metodologias de ensino e aprendizagem: um relato de experiência
Palavras-chave:
Método de ensino. Resumo. Seminário. Ensino e aprendizagem. Iniciação à docência.Resumo
Este artigo expõe o relato de uma experiência pedagógica interdisciplinar realizada no Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará com o objetivo de apresentar e discutir as possibilidades da utilização das metodologias de resumo e de seminário e suas influências concernentes ao processo de ensino e aprendizagem dos alunos desse curso. Para tanto, avaliou-se como vinham sendo adotadas as respectivas metodologias pelos alunos e também o modo como os professores as avaliavam, observando ainda a maneira como se efetivam as relações em sala de aula no que diz respeito às citadas metodologias. A concretização das vivências deu-se por meio do estudo da literatura correspondente às metodologias mencionadas, identificando os possíveis ruídos existente na aplicação e no uso dessas ferramentas. No momento seguinte, organizaram-se dois seminários com a finalidade de explicar, mais detalhadamente, em que consiste o exercício de se fazer resumos e de que modo os seminários devem ser apresentados. Os resultados dessas vivências de iniciação à docência demonstraram que as ações colocadas em prática pelas monitoras contribuiu decisivamente para a compreensão e o entendimento das metodologias de ensino e aprendizagem na perspectiva dos temas tratados, possibilitando trocas de experiências ímpares com os professores, o envolvimento com o cotidiano da atividade de ensino, e o despertar para o fazer acadêmico em particular.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Carla Façanha Brito, Odete Mayra Mesquita, Virgínia Bentes Pinto

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito. De acordo com a licença, deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Não é permitido aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.