Summaries and seminars as teaching and learning methodologies: an experience report

Authors

  • Carla Façanha Brito Universidade Federal do Cariri (UFCA)
  • Odete Mayra Mesquita UFC
  • Virgínia Bentes Pinto UFC

Keywords:

Teaching method. Summary. Seminar. Teaching and learning. Initiation to teaching.

Abstract

This article reports an interdisciplinary educational experience held in the School of Library Science at the Federal University of Ceará, in order to present and discuss the possibilities of using summaries and seminars and their influences concerning the teaching and learning process of the students in this course. In order to do so, we considered how these methodologies were being adopted by the students and assessed by the professors, paying attention to the way the afore mentioned methodologies were employed in the classroom. Our research was employed through the study of the corresponding literature of these methodologies, identifying possible disparities existing in the application and use of these tools. In the following moment, we organized two seminars in order to explain in more detail what constitutes the exercise of making summaries and how the seminars should be presented. The results of these experiences of initiation to teaching demonstrated that the actions put into practice by the monitors contributed decisively to the comprehension and understanding of the methodologies of teaching and learning in the perspective of the topics herein covered, allowing the exchange of unique experiences with professors, involvement with the everyday teaching activity, and especially the awakening to the academic venture.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Carla Façanha Brito, Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Doutoranda em Museologia e Patrimônio pela UNIRIO. Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (2006). Mestrado em Ciência da Informação pela UFPB, onde desenvolveu pesquisa relacionada aos processos de representação dos ex-votos do Museu do Vivo do Padre Cícero em Juazeiro do Norte-CE, apoiado no modelo de Categorização Aristotélico. Atualmente é professora Assistente da Universidade Federal do Ceará - UFC. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Recursos e Serviços de Informação. Possui interesse também em pesquisas relativas a disciplina de memória e representação da informação.

Odete Mayra Mesquita, UFC

Mestranda do Programa de Pós-Grduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Bolsista Capes. Especialista em Pesquisa Científica pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia, Organização de Arquivos e Recuperação da Informação. Atualmente é professor substituta da Universidade Federal do Ceará do Departamento de Ciência da Informação.

Virgínia Bentes Pinto, UFC

Bacharel em Biblioteconomia- Universidade Federal do Ceará. Pós-Doutorado em Filosofia-Tratamento cognitivo da informação-Laboratoire danalyse cognitive de linformation (LANCI). Université du Quebec à Montreal-Dept. (2006). Doutorado em Sciences de lInformation et de la Communication- Université Stendhal-Grenoble-3-França (1999). Professora Associada II da Universidade Federal do Ceará-UFC e Coordenadora do DINTER/UNESP/UFC. Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraiba. Pesquisadora -CNPq. Mestrado em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1989). Especialização em Informação Tecnológica-Universidade Federal de Santa Catarina (1985). Aperfeiçoamento em Informação Agrícola-CENAGRI (1982). . Áreas de interesse: Tratamento Cognitivo da Informação, Representação Indexal de textos verbais e não-verbais (imagens, sons), Representação do Conhecimento, Tecnologia da Informação, Informação para a Saúde, Gerenciamento Eletrônico de Documentos, Ontologias, Bibliometria, Linguagem Natural e Controlada, Epistemologia da Ciência, Metodologia da Pesquisa, Leitura e Biblioterapia, Gestão da Informação e do Conhecimento. Conjuntamente com a Profa. Ana Maria Sá, foi idealizadora e colocou em prática o PROLER-CE, tendo sido sua primeira coordenadora. Também idealizou e colocou em prática o projeto Biblioterapia no Estado do Ceará. Tem livros e artigos publicados no campo da Ciência da Informação e da Biblioteconomia. Orienta alunos de graduação e pós-graduação. Possui experiência nas áreas de Ciência da Informação e da Biblioteconomia, atuando em bibliotecas universitárias, públicas, escolares e especializadas.

Published

2014-06-11

How to Cite

BRITO, C. F.; MESQUITA, O. M.; PINTO, V. B. Summaries and seminars as teaching and learning methodologies: an experience report. Em Questão, Porto Alegre, v. 20, n. 1, p. 113–126, 2014. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/39193. Acesso em: 23 apr. 2025.

Issue

Section

Article