O Instagram sob o viés da desinformação
as hashtags e o compartilhamento de informações na área de Nutrição
DOI:
https://doi.org/10.1590/1808-5245.30.138528Palabras clave:
Instagram, desinformação, hashtags, fonte de informação, NutriçãoResumen
Pesquisa sobre o compartilhamento de informações no Instagram e o processo de tagueamento para a atribuição de hashtags pelos usuários, observando a confiabilidade das informações e o conteúdo das hashtags. Objetiva-se analisar se a rede social Instagram pode ser uma forma apropriada de fonte de informação para seus usuários, considerando a relação entre as hashtags e as publicações que são compartilhadas e acessadas na rede social, sob o viés da desinformação. Utiliza-se, como procedimentos metodológicos, a pesquisa bibliográfica no âmbito da Ciência da Informação; e pesquisa empírica com abordagem exploratória que analisa uma amostra de publicações recuperadas através de hashtags em Nutrição. Com base no conjunto de princípios e diretrizes desenvolvidos pelo Journal of the American Medical Association, Health On the Net Foundation – HONcode – e por Charnock e Shepperd – DISCERN, para ajudar a garantir a qualidade e a credibilidade das informações em saúde e medicina na internet, desenvolveram critérios que integram um instrumento que foi aplicado no exame da amostra, a fim de analisar e identificar informações confiáveis ou não nas publicações da área de Nutrição no Instagram por meio da representatividade das hashtags, uma vez que incidem na qualidade da recuperação. Os resultados indicaram que o Instagram é uma plataforma acessível para divulgação de informações, porém, é uma fonte de informação pouco confiável visto que das 200 publicações analisadas, apenas 57 apresentaram boa confiabilidade e representatividade. Além disso, concluiu-se que é necessária a aprimoração da ferramenta da rede que filtra a desinformação, devido à fácil recuperação de informações não confiáveis.
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