Novas perspectivas para a classificação

Autores

  • Camila Monteiro de Barros Universidade Federal de Santa Catarina
  • Renata Padilha Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-524500.210-215

Palavras-chave:

Teoria da classificação. Sistema de classificação. Semiótica.

Resumo

Resenha do artigo The modernity of classification, de Jens-Erik Mai. O tema central do artigo é a discussão das práticas modernas relacionadas à classificação, direcionando a reflexão ao que o autor chama de concepção pósmoderna de classificação. Nessa concepção, ganha espaço a diversidade da experiência humana, sendo, portanto, aceito que qualquer fato pode ter múltiplas interpretações. É nesse sentido que Mai defende que é necessário repensar a base conceitual do trabalho e da teoria de classificação e construir uma fundamentação que comece a partir de uma suposição interpretativa pluralista. A conclusão do artigo baseia-se na possibilidade de adoção da teoria pós-moderna da classificação, devendo-se fazer muito mais do que simplesmente fornecer receitas e métodos de como desenvolver esquemas e sistemas, mas também envolver criticamente a base teórica e a suposição que constitui o trabalho de classificação.

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Biografia do Autor

Camila Monteiro de Barros, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Ciência da Informação- PGCIN/UFSC. Professora do Departamento de Ciência da Informação - CIN/UFSC

Renata Padilha, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Ciência da Informação- PGCIN/UFSC.

Referências

BRÄSCHER, M; CAFÉ, L. Organização da informação ou organização do conhecimento? In: LARA, Marilda L.G.; SMIT, Johanna. (Org.). Temas de pesquisa em Ciência da Informação no Brasil. São Paulo: Escola de Comunicação e Artes/USP, 2010. p. 85-103.

MAI, J. E. The modernity of classification. Journal of Documentation, London, v. 67, n. 4, p. 710-730, 2011.

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Publicado

2015-05-08

Como Citar

BARROS, C. M. de; PADILHA, R. Novas perspectivas para a classificação. Em Questão, Porto Alegre, v. 21, n. 1, p. 210–215, 2015. DOI: 10.19132/1808-524500.210-215. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/52330. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Resenha

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