Novas perspectivas para a classificação
DOI:
https://doi.org/10.19132/1808-524500.210-215Palavras-chave:
Teoria da classificação. Sistema de classificação. Semiótica.Resumo
Resenha do artigo The modernity of classification, de Jens-Erik Mai. O tema central do artigo é a discussão das práticas modernas relacionadas à classificação, direcionando a reflexão ao que o autor chama de concepção pósmoderna de classificação. Nessa concepção, ganha espaço a diversidade da experiência humana, sendo, portanto, aceito que qualquer fato pode ter múltiplas interpretações. É nesse sentido que Mai defende que é necessário repensar a base conceitual do trabalho e da teoria de classificação e construir uma fundamentação que comece a partir de uma suposição interpretativa pluralista. A conclusão do artigo baseia-se na possibilidade de adoção da teoria pós-moderna da classificação, devendo-se fazer muito mais do que simplesmente fornecer receitas e métodos de como desenvolver esquemas e sistemas, mas também envolver criticamente a base teórica e a suposição que constitui o trabalho de classificação.Downloads
Referências
BRÄSCHER, M; CAFÉ, L. Organização da informação ou organização do conhecimento? In: LARA, Marilda L.G.; SMIT, Johanna. (Org.). Temas de pesquisa em Ciência da Informação no Brasil. São Paulo: Escola de Comunicação e Artes/USP, 2010. p. 85-103.
MAI, J. E. The modernity of classification. Journal of Documentation, London, v. 67, n. 4, p. 710-730, 2011.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Camila Monteiro de Barros, Renata Padilha

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito. De acordo com a licença, deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Não é permitido aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.