Informação e empoderamento feminino no Instagram
estudo a partir de coletivos feministas
DOI:
https://doi.org/10.1590/1808-5245.29.123530Palavras-chave:
informação, empoderamento feminino, coletivos feministas, InstagramResumo
Considera-se espaço de empoderamento aquele no qual é possível ressignificar, construir e reconstruir representações e identidades atravessadas pelas representações sociais, historicamente engendradas na sociedade. Analisa-se três coletivos de mulheres que atuam em prol de uma sociedade democrática e com igualdade de gênero, com base em novas narrativas, sendo mulheres vinculadas à universidade e ao mercado, sem vínculo estrutural. Objetiva-se analisar como a rede social digital Instagram constituiu um espaço de empoderamento feminino. Para isso, utilizam-se como instrumentos de coleta de dados entrevistas semiestruturadas individuais com mulheres que compunham a coordenação e o gerenciamento dos perfis no Instagram. Para analisar e tratar os dados, optou-se pela Análise do Discurso do Sujeito Coletivo, um método que consiste em resgatar representações sociais significativas presentes. O estudo indicou que o Instagram é compreendido como um lugar de informação e empoderamento. Além disso, os coletivos servem para dar voz à identidade das mulheres como feministas e maximizar suas ações no Instagram, possibilitando um espaço de representação e agenciamento coletivo, no qual utilizam a informação como imperativo para a relação de uma subjetividade política e social com ações de conscientização, promovendo o empoderamento das mulheres.
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