Avaliação informacional em ambientes colaborativos

Autores

  • Jaires Oliveira Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA http://orcid.org/0000-0003-2819-1577
  • Maria Isabel de Jesus Sousa Barreira UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
  • Larissa de Lima Souza UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
  • Michelle Pacheco Gomez UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245263.327-353

Palavras-chave:

Avaliação da informação, Tecnologias de informação e comunicação, Ambientes colaborativos, Competência em informação, Desinformação.

Resumo

Esta pesquisa visa analisar de que maneira os bibliotecários economicamente ativos avaliam a informação em ambientes colaborativos. Para alcançar esse objetivo, delineou-se o percurso metodológico. Trata-se de uma pesquisa descritiva, combinando as abordagens qualitativa e quantitativa. O universo foi constituído dos bibliotecários em atividade, com registro ativo até março de 2019 no Conselho Regional de Biblioteconomia da quinta região (CRB5), que à época contabilizava 595 profissionais. Contudo, apenas os 116 bibliotecários que responderam ao instrumento de coleta de dados puderam ser contemplados na amostra. Os resultados demonstraram que há cenários favoráveis em relação à avaliação da informação na atividade laboral do bibliotecário, entretanto, foi possível perceber fragilidades consideradas um tanto preocupantes, dentre as quais a de alguns profissionais não conseguirem distinguir informações de desinformações

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Biografia do Autor

Jaires Oliveira Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

Professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Doutoranda em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia (PPGCI/UFBA). Mestra em Ciência da Informação pelo PPGCI/UFBA (2015). Possui graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal da Bahia (2013). Pesquisadora do grupo de pesquisa - Competências e comportamento: processos de produção, inovação e comunicação da informação (COMPORTI) da UFBA. Atuou como gestora em Bibliotecas Públicas Estaduais. Tem experiência na área de Ciência da Informação e desenvolve pesquisas com ênfase em Competência em Informação, Processo Educacional, Profissão, Informação e Desinformação, Informação e Cidadania.

Maria Isabel de Jesus Sousa Barreira, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

Professora Associado II da Universidade Federal da Bahia, Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Ciência da Informação/UFBA, Docente do Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação/ICI/UFBA (Mestrado e Doutorado), dos Curso de Graduação (Biblioteconomia e Arquivologia) e de Especialização. Possui Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2007); Mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (2001); Graduação em Direito pela Faculdade Social da Bahia (2014) e Graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal da Bahia (1992). Membro da Comissão editorial da Revista Ponto de Acesso. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: biblioteca escolar, memória, ABNT, bibliotecas comunitárias, leitura, currículo, competêencia informacional, metodologia da pesquisa e arquivo escolar.

Larissa de Lima Souza, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

Bolsista de Iniciação Científica, Graduanda em Biblioteconomia e Documentação

Michelle Pacheco Gomez, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

Voluntária de Iniciação Científica, Graduanda em Biblioteconomia e Documentação

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Publicado

2020-09-16

Como Citar

SANTOS, J. O.; BARREIRA, M. I. de J. S.; SOUZA, L. de L.; GOMEZ, M. P. Avaliação informacional em ambientes colaborativos. Em Questão, Porto Alegre, v. 26, n. 3, p. 327–353, 2020. DOI: 10.19132/1808-5245263.327-353. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/93345. Acesso em: 26 abr. 2025.

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