PERFIL DOS ALUNOS DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO DO SUL DO BRASIL
Palavras-chave:
Ensino, Contabilidade, PerfilResumo
A sociedade atual tem presenciado mudanças impactantes na formação acadêmica, relacionadas com a transferência de conhecimento. A escolha profissional é vista como a passagem da infância/adolescência para a adolescência/fase adulta. As escolas têm buscado maior conformidade às necessidades do mercado e dos próprios alunos. Assim, este estudo objetiva identificar o perfil de alunos dos cursos de Ciências Contábeis de três instituições de ensino do sul do Brasil, o seu nível de satisfação com os serviços prestados e o intento profissional do futuro egresso. A pesquisa exploratório-descritiva e de campo foi realizada em uma universidade pública federal, em uma universidade privada e em uma faculdade isolada, contando com uma amostra de 396 alunos, sendo, destes, dois terços do sexo feminino. Os resultados obtidos revelam que a maioria dos alunos, pertencentes às classes C e D está satisfeita com a opção pelo curso, que a profissão aparece como promissora, que o mercado de trabalho não está saturado, que é possível obter-se boa remuneração na profissão e que a escolha pelo curso pode gerar desenvolvimento pessoal, permitindo-lhes contribuir para mudar a sociedade. Uma grande parte dos alunos não trabalha na área, e os atuantes estão concentrados na contabilidade gerencial, tributária/fiscal e societária. Suas expectativas indicam interesse em concursos, áreas tributária, fiscal, auditoria e controladoria. Não se consideram influenciados por pessoas próximas, nem por oportunidades futuras advindas de profissionais conhecidos. A maioria discorda de crenças relacionadas com a facilidade de aprovação no concurso vestibular e de estar cursando contábeis como segunda opção, evidenciando autenticidade, liberdade e determinação na escolha do curso.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-03-16
Como Citar
SCHMIDT, P.; OTT, E.; SANTOS, J. L. dos; FERNANDES, A. C. PERFIL DOS ALUNOS DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO DO SUL DO BRASIL. ConTexto - Contabilidade em Texto, Porto Alegre, v. 12, n. 21, p. 87–104, 2012. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/24825. Acesso em: 18 abr. 2024.
Edição
Seção
Artigos