ESTRUTURAÇÃO DO BALANCED SCORECARD (BSC) PARA UMA EMPRESA DO SEGMENTO VAREJISTA, COM FOCO NA AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DA AÇÃO ESTRATÉGICA DE MARKETING PROMOCIONAL

Autores

  • Lucas Back Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL Rua José Manoel Mendes, nº 2.314 Bairro São Bernardo Tubarão - SC CEP: 88.708-650 Fone: (48) 3632-7333 ou (48) 8478-6308
  • Ademar Dutra Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL Endereço: Rua Trajano, 299 Centro Florianópolis - SC CEP 88.010-010
  • Jacir Leonir Casagrande Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL Endereço: Rua Trajano, 299 Centro Florianópolis - SC CEP 88.010-010

Palavras-chave:

Avaliação de desempenho, Balanced scorecard, Ação estratégica

Resumo

A avaliação de desempenho de ações estratégicas aplicadas a uma organização requer a adoção de ferramenta específica que atenda às necessidades e ao contexto organizacional. Este artigo tem como objetivo estruturar o Balanced Scorecard (BSC) da organização Alpha Comércio de Gêneros Alimentícios Ltda, com foco na avaliação do desempenho da ação estratégica de marketing promocional, utilizando-o como ferramenta de gestão, controle e avaliação do desempenho organizacional. Na pesquisa destacam-se alguns procedimentos metodológicos que buscam facilitar o processo de compreensão do artigo: a descrição dos panfletos promocionais, os processos para a elaboração do BSC e os procedimentos para a construção do faturamento. Trata-se de uma pesquisa de natureza exploratória, com abordagem prática na forma de um estudo de caso, envolvendo dados primários e secundários com uma abordagem qualitativa e quantitativa do problema de pesquisa. Como resultados da pesquisa, destacam-se a criação de quatro indicadores para a indicação do desempenho da ação de marketing promocional e o impacto financeiro na receita de vendas com a utilização do panfleto, que resultou em um aumento de 24% do primeiro para o segundo quadrimestre de 2010.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Back, Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL Rua José Manoel Mendes, nº 2.314 Bairro São Bernardo Tubarão - SC CEP: 88.708-650 Fone: (48) 3632-7333 ou (48) 8478-6308

Acadêmico do Curso de Pós Graduação MBA em Gestão de Negócios - UNISUL

Ademar Dutra, Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL Endereço: Rua Trajano, 299 Centro Florianópolis - SC CEP 88.010-010

Professor e Pesquisador do Programa de Mestrado em Administração da Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL

Jacir Leonir Casagrande, Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL Endereço: Rua Trajano, 299 Centro Florianópolis - SC CEP 88.010-010

Professor do Programa de Mestrado em Administração da Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL

Downloads

Publicado

2012-11-23

Como Citar

BACK, L.; DUTRA, A.; CASAGRANDE, J. L. ESTRUTURAÇÃO DO BALANCED SCORECARD (BSC) PARA UMA EMPRESA DO SEGMENTO VAREJISTA, COM FOCO NA AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DA AÇÃO ESTRATÉGICA DE MARKETING PROMOCIONAL. ConTexto - Contabilidade em Texto, Porto Alegre, v. 12, n. 22, p. 7–25, 2012. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/24302. Acesso em: 28 mar. 2024.