APLICAÇÃO DA REMUNERAÇÃO VARIÁVEL DESENVOLVIDA A PARTIR DE UM PAINEL DE INDICADORES ESTRATÉGICOS DE DESEMPENHO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA VAREJISTA DE AUTOPEÇAS

Autores

  • Valter da Silva Faia Universidade Estadual de Maringá
  • Paulo Moreira da Rosa Universidade Estadual de Maringá
  • Almir Teles da Silva Universidade Estadual de Maringá
  • José Santo Dal Bem Pires Universidade Estadual de Maringá

Palavras-chave:

Balanced scorecard, Empresa de peças automotivas, Painel de indicadores, Remuneração estratégica, Sistema de avaliação de desempenho

Resumo

A adoção de sistemas de remuneração estratégicos permite à organização alinhar as metas individuais de seus colaboradores às metas da organização, obtendo um alinhamento e convergindo esforços para metas comuns. A partir desse contexto, o presente trabalho objetiva desenvolver um sistema de remuneração variável por meio de um sistema de avaliação de desempenho pelo modelo do balanced scorecard para uma empresa varejista do ramo de peças e acessórios automotivos. O trabalho consiste em um estudo de caso, de natureza descritiva e abordagem qualitativa. A partir da definição da matriz em que são definidos os indicadores e pesos para cada departamento, adota-se o modelo de remuneração em parte fixa e em parte variável, através de premiação, exceto para o departamento comercial. O valor da premiação é definido a partir do resultado de avaliação de desempenho, calculado pela soma dos pontos conquistados em cada indicador. Os vendedores, além da premiação, recebem comissão pelas vendas em cada linha de produtos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valter da Silva Faia, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Ciências Contábeis (2010) e pós-graduação em Contabilidade e Controladoria (2012) pela Universidade Estadual de Maringá. Atualmente é professor no Departamento de Ciências Contábeis (DCC) e mestrando em Administração na Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Paulo Moreira da Rosa, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Maringá (1982), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Tem experiência na área de Gestão Universitária e Gestão Estratégica de Custos.

Almir Teles da Silva, Universidade Estadual de Maringá

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Maringá (1987), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Atualmente é professor Adjunto Nível D da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência nas áreas de Controladoria, Contabilidade Gerencial e Financeira e Gestão Estratégica de Custos com o uso de ferramentas como o Custeio e a Gestão Baseada Em Atividades.

José Santo Dal Bem Pires, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Maringá (1978) , especialização em Especialização Em Contabilidade pela Universidade Estadual de Maringá (1979) , especialização em Sistemas de Informações Gerenciais pela Universidade Estadual de Maringá (1984) , mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005) . Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Administração , com ênfase em Administração Pública. Atuando principalmente nos seguintes temas: Modelo de Orçamento, Universidade, Desempenho Acadêmico.

Downloads

Publicado

2014-04-29

Como Citar

FAIA, V. da S.; ROSA, P. M. da; DA SILVA, A. T.; PIRES, J. S. D. B. APLICAÇÃO DA REMUNERAÇÃO VARIÁVEL DESENVOLVIDA A PARTIR DE UM PAINEL DE INDICADORES ESTRATÉGICOS DE DESEMPENHO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA VAREJISTA DE AUTOPEÇAS. ConTexto - Contabilidade em Texto, Porto Alegre, v. 14, n. 26, 2014. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/36993. Acesso em: 7 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos