AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DAS ATIVIDADES DO CONTENCIOSO PREVIDENCIÁRIO: O CASO DA PROCURADORIA FEDERAL

Autores

  • Gabriela Almeida Marcon UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA - UNISUL
  • Ademar Dutra UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA - UNISUL
  • Leonardo Ensslin UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA - UNISUL

Palavras-chave:

Avaliação de Desempenho, Metodologia MCDA-C, Setor Público, Procuradoria

Resumo

O presente estudo teve como objetivo construir um modelo de avaliação do desempenho da atuação contenciosa em matéria previdenciária para apoiar a gestão da Procuradoria Federal em Santa Catarina. Para atingir tal objetivo, esta pesquisa, de natureza qualitativa e quantitativa, buscou dados em entrevistas junto ao gestor da área, além da análise de documentos utilizados na instituição. Por se tratar de uma situação complexa, envolvendo diversas variáveis, a metodologia Multicritério de Apoio à Decisão Construtivista (MCDA-C) foi utilizada, com o objetivo de estruturar e construir conhecimento, bem como avaliar os objetivos e sugerir ações de aperfeiçoamento. A pesquisa ateve-se às fases de Estruturação e Recomendação da metodologia e teve como resultado um modelo de avaliação contendo duas grandes áreas de preocupação, seis pontos de vista fundamentais e nove pontos de vista elementares, a partir dos quais foram construídos descritores que permitiram a visualização do perfil atual de desempenho do contencioso previdenciário. Além disto, o modelo desenvolvido permitiu identificar oportunidades de melhoria e aperfeiçoamento institucional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ademar Dutra, UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA - UNISUL

Possui pós-doutorado pela Universidade de Valência - Espanha (2013/2014), doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998), graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1988). Atualmente é professor titular da Universidade do Sul de Santa Catarina - Programa de Mestrado em Administração (PPGA). Exerceu diversos cargos executivos no Governo do Estado de Santa Catarina. Consultor, palestrante e professor de cursos de pós-graduação em diversas instituições de ensino do país. É editor da Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios - REEN (PPGA/UNISUL). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão de Pessoas e Avaliação de Desempenho Organizacional. Realiza pesquisas científicas sobre os temas Avaliação de Desempenho, Metodologias Multicritério de Apoio à Decisão Construtivista (MCDA-C). É líder do Grupo de Pesquisa Avaliação do Desempenho Organizacional e integra o Grupo Gestão Pública e Avaliação de Desempenho, ambos registrados no CNPq. Coordena Projetos de Pesquisa junto à órgãos de fomento e Projeto de Mobilidade Docente e Discente Internacional (CAPES/AULP).

Leonardo Ensslin, UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA - UNISUL

LEONARDO ENSSLIN concluiu o doutorado em Engenharia Industrial e Sistemas na University of Southern California em 1974. Atualmente é Professor Titular da Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL. Do ano 2007 em diante publicou mais de 12 artigos em periódicos internacionais especializados e mais de 30 artigos em periódicos nacionais e possui mais de 40 trabalhos apresentados em Congressos e Seminários. Publicou neste período 12 capítulos de livro e 3 livros. Participou do aperfeiçoamento e ou desenvolvimento de mais de 6 produtos tecnológicos. Orientou, em sua carreira, mais de 80 dissertações de Mestrado e 20 teses de doutorado e Co-orientou mais de 12 teses de doutorado. Recebeu 6 prêmios e/ou homenagens. Atualmente Coordena o LabMCDA, projetos de Pesquisa na Área de Avaliação de Desempenho e Apoio à Decisão, envolvendo docentes doutorandos e mestrandos e é Participante do Grupo de Pesquisa Gestão Pública e Avaliação de Desempenho.

Downloads

Publicado

2018-03-14

Como Citar

MARCON, G. A.; DUTRA, A.; ENSSLIN, L. AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DAS ATIVIDADES DO CONTENCIOSO PREVIDENCIÁRIO: O CASO DA PROCURADORIA FEDERAL. ConTexto - Contabilidade em Texto, Porto Alegre, v. 17, n. 35, 2018. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/67636. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos