PREVISIBILIDADE DA COMPETITIVIDADE EMPRESARIAL: UM ESTUDO COM INDICADORES DE DESEMPENHO ORGANIZACIONAL
Palavras-chave:
Competitividade, Previsibilidade de vantagem competitiva de empresas, Métrica de competitividadeResumo
O objetivo desse estudo é avaliar se a posição da competitividade de empresas no período (p1) de 2005 a 2007 prevê a posição da competitividade delas no período (p2 ) de 2010 a 2012, por uma métrica de indicadores das dimensões mais frequentes encontradas na literatura: desempenho organizacional e crescimento. Para tal, foram selecionadas, no banco de dados da Economatica, todas as empresas com dados completos nos dois períodos referidos, resultando em 163 empresas de 16 segmentos econômicos distintos. Os dados foram submetidos ao tratamento do z-escore para se eliminar o “efeito do mercado”, e as empresas foram classificadas, por meio de uma reta de regressão com fator único dos indicadores do primeiro período, em três grupos (alta, média e baixa competitividade). A seguir foi aplicado o método de análise discriminante com a variável, usando como variável dependente a classificação do período (p1) em relação às variáveis independentes do período (p2). Os resultados do estudo indicam que as métricas de desempenho, especificamente rentabilidade do patrimônio líquido, combinadas com as medidas de crescimento (das vendas, do lucro e do ativo) são capazes de prever a competitividade de 57% das empresas do grupo de alta competitividade, 45% das empresas de média competitividade e 59% das de baixa competitividade, evidenciando ser possível prever por alguns anos a posição da competitividade das empresas. O estudo replica tema investigado em âmbito internacional em empresas brasileiras.