PREVISIBILIDADE DA COMPETITIVIDADE EMPRESARIAL: UM ESTUDO COM INDICADORES DE DESEMPENHO ORGANIZACIONAL

Autores

  • Valmor Reckziegel Universidade Nove de Julho (UNINOVE) Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
  • Dirceu da Silva Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
  • Jose Celso Contador Universidade Paulista (UNIP)

Palavras-chave:

Competitividade, Previsibilidade de vantagem competitiva de empresas, Métrica de competitividade

Resumo

O objetivo desse estudo é avaliar se a posição da competitividade de empresas no período (p1) de 2005 a 2007 prevê a posição da competitividade delas no período (p2 ) de 2010 a 2012, por uma métrica de indicadores das dimensões mais frequentes encontradas na literatura: desempenho organizacional e crescimento. Para tal, foram selecionadas, no banco de dados da Economatica, todas as empresas com dados completos nos dois períodos referidos, resultando em 163 empresas de 16 segmentos econômicos distintos. Os dados foram submetidos ao tratamento do z-escore para se eliminar o “efeito do mercado”, e as empresas foram classificadas, por meio de uma reta de regressão com fator único dos indicadores do primeiro período, em três grupos (alta, média e baixa competitividade). A seguir foi aplicado o método de análise discriminante com a variável, usando como variável dependente a classificação do período (p1) em relação às variáveis independentes do período (p2). Os resultados do estudo indicam que as métricas de desempenho, especificamente rentabilidade do patrimônio líquido, combinadas com as medidas de crescimento (das vendas, do lucro e do ativo) são capazes de prever a competitividade de 57% das empresas do grupo de alta competitividade, 45% das empresas de média competitividade e 59% das de baixa competitividade, evidenciando ser possível prever por alguns anos a posição da competitividade das empresas. O estudo replica tema investigado em âmbito internacional em empresas brasileiras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valmor Reckziegel, Universidade Nove de Julho (UNINOVE) Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Possui graduação em Ciencias Contabeis pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2001); com mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2005) e doutorando em administração pela Universidade Nove de Julho. Experiência profissional em Contabilidade Gerencial e Gestão Estratégica de Custos.

Dirceu da Silva, Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

Possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo (1981), graduação em Licenciatura em Física e Matemática pela Universidade de São Paulo (1982), mestrado em Física pela Universidade de São Paulo (1989) e doutorado em Educação (Avaliação e Cognição) pela Universidade de São Paulo (1995). Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Nove de Julho e da Universidade Estadual de Campinas Unicamp, esta última em regime parcial RTC. Tem experiência na área de Administração e Educação, com ênfase em Planejamento e Avaliação Educacional, Ciência, Tecnologia e Sociedade, Comportamento do Consumidor, meio Ambiente, com ênfase na metodologias quantitativas de análise de dados numéricos e análise estatística multivariada de dados.

Jose Celso Contador, Universidade Paulista (UNIP)

Engenheiro (1964) e Doutor em Engenharia (1973) pela USP, Professor Livre-Docente da UNESP (1993), é professor universitário desde 1965, atuando no campo da Engenharia de Produção e da Administração. Atualmente, dedica-se à docência e pesquisa no Programa de Mestrado em Administração da Universidade Paulista - UNIP. Autor do livro Campos e Armas da Competição (São Paulo, Editora Saint Paul, 2008, 608 páginas, formato 21 x 28 cm.), do livro Modelo para Aumentar a Competitividade Industrial (São Paulo, Editora Blucher, 1996, 364 páginas), de cinco capítulos de livros (inclusive do livro Strategies for Information Technology and Intellectual Capital: Challenges and Opportunities, organizado por Luiz Antônio Jóia e publicado por Idea Group Publishing, Hershey (USA), ISBN 1599040816), de 122 artigos publicados em revistas científicas e em anais de congresso e de mais de 4.000 páginas em publicações de cunho didático.

Downloads

Publicado

2016-03-18

Como Citar

RECKZIEGEL, V.; SILVA, D. da; CONTADOR, J. C. PREVISIBILIDADE DA COMPETITIVIDADE EMPRESARIAL: UM ESTUDO COM INDICADORES DE DESEMPENHO ORGANIZACIONAL. ConTexto - Contabilidade em Texto, Porto Alegre, v. 15, n. 31, 2016. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/54490. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos