A CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR COMUNITÁRIA
Palavras-chave:
Extensão Universitária, Currículo dos Cursos de Graduação, Ciências Contábeis, Ensino, Pesquisa e Extensão.Resumo
Este estudo tem como objetivo verificar maneiras de oportunizar a curricularização da extensão no curso de Ciências Contábeis de uma IES (Instituição de Ensino Superior) comunitária. A pesquisa é descritiva, exploratória e documental; com procedimentos do tipo levantamento, por meio de análise qualitativa e entrevistas semiestruturadas, com docentes e coordenação do curso de Ciências Contábeis e gestores das demais áreas de formação da IES. Os resultados apontam que: i) a Universidade iniciou processo de discussão sobre o assunto nos diversos âmbitos institucionais, o que evidencia a preocupação dos gestores com o objetivo da IES de tornar-se referência em comprometimento social; ii) o Curso desenvolve diversas ações e projetos de extensão intensificados com a criação de um programa de extensão, os quais podem ser aprimorados para atender a necessidade da curricularização da extensão; iii) a maioria dos professores entrevistados apresentam entendimento limitado sobre extensão, compreendendo-a apenas como prestação de serviços desconhecendo o verdadeiro conceito da extensão universitária. Conclui-se que o principal desafio para a inserção da extensão no currículo do curso de Ciências Contábeis investigado está centrado no processo de conscientização dos docentes, que necessitam compreender o papel da extensão universitária na formação dos estudantes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para o artigo publicado nesta revista são do autor, com direito de primeira publicação para a revista. Em virtude do artigo aparecer nesta revista de acesso público, de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. Assim, o autor que tiver artigo aprovado no processo editorial autoriza a Revista Contexto a publicar a versão revisada do seu artigo. O autor que submete artigo para a Revista Contexto consente e declara que ele não foi publicado na íntegra em outro periódico e assume total responsabilidade por sua originalidade e teor, podendo incidir sobre o autor eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.