INTERDISCIPLINARIDADE NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: UM ESTUDO NA UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO - RS

Autores

  • Marlene Fiorentin Universidade Regional de Blumenau - FURB
  • Maria José Carvalho de Souza Domingues Universidade Regional de Blumenau - FURB

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Integração de conteúdos, Educação integral

Resumo

O estudo teve como objetivo identificar de que forma acontecem as práticas interdisciplinares no curso de graduação de Ciências Contábeis na Universidade de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa de caráter exploratório, realizada por meio de entrevista, com abordagem qualitativa dos dados. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas com roteiro semiestruturado com os coordenadores do curso de Ciências Contábeis, na referida IES do RS. Os resultados indicaram que o curso estava com baixo nível de integração, sendo caracterizado como multidisciplinar. No entanto, uma Nova Matriz Curricular Proposta, implantada no primeiro semestre de 2009, foi motivada pela busca de maior integração de disciplinas e melhoria da relação teoria e prática, tornando-se assim interdisciplinar. Dessa forma, conclui-se que a universidade de Passo Fundo está atingindo o objetivo da interdisciplinaridade, pois desenvolve atividades com a integração de disciplinas, englobando a parte prática do curso de Ciências Contábeis.

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Biografia do Autor

Marlene Fiorentin, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Regional de Blumenau - FURB

Maria José Carvalho de Souza Domingues, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Professora do Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis - Universidade Regional de Blumenau - FURB

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Publicado

2011-09-12

Como Citar

FIORENTIN, M.; DOMINGUES, M. J. C. de S. INTERDISCIPLINARIDADE NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: UM ESTUDO NA UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO - RS. ConTexto - Contabilidade em Texto, Porto Alegre, v. 12, n. 21, p. 7–16, 2011. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/21430. Acesso em: 27 nov. 2022.