UM ESTUDO SOBRE A PESQUISA EM EDUCAÇÃO CONTÁBIL EM PERIÓDICOS INTERNACIONAIS: TEMÁTICAS ENVOLVENDO AS NORMAS INTERNACIONAIS DE CONTABILIDADE

Autores

  • Eduardo Bona Safe de Matos Programa Multiinstitucional e Inter-regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da UnB/UFPB/UFRN Endereço: Campus Universitário Darcy Ribeiro, Prédio da FACE, 1° Andar, Salas B1-02, Asa Norte, Brasília, DF CEP 70.910-900
  • Jorge Katsumi Niyama Programa Multiinstitucional e Inter-regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da UnB/UFPB/UFRN Endereço: Campus Universitário Darcy Ribeiro, Prédio da FACE, 1° Andar, Salas B1-02, Asa Norte, Brasília, DF CEP 70.910-900
  • José Lúcio Tozetti Fernandes Programa Multiinstitucional e Inter-regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da UnB/UFPB/UFRN Endereço: Campus Universitário Darcy Ribeiro, Prédio da FACE, 1° Andar, Salas B1-02, Asa Norte, Brasília, DF CEP 70.910-900
  • Ducineli Régis Botelho Universidade de Brasília Endereço: Campus Universitário Darcy Ribeiro, Prédio da FACE, 1° Andar, Salas B1-02, Asa Norte, Brasília, DF CEP 70.910-900

Palavras-chave:

Produção científica, Educação contábil, Contabilidade internacional

Resumo

Tendo em vista a crescente evolução da Contabilidade Internacional, decorrente da globalização, os temas relacionados à harmonização e convergência estão sendo estudados por diversos órgãos de contabilidade e acadêmicos. Com tal interesse, o presente trabalho identifica, através de uma pesquisa descritiva, qualitativa e com o uso de dados secundários, os estudos que estão sendo realizados acerca da educação contábil internacional entre os anos de 2000 e 2010. Foi realizada uma pesquisa nos principais periódicos internacionais de Contabilidade, por meio do Portal de Periódicos da Capes. No total, 79 artigos foram analisados e segregados em três diferentes grupos e em dez subgrupos. Como resultado, identificou-se que a produção científica sobre educação contábil internacional é crescente, sendo que o período de janeiro de 2005 a abril de 2010 representou 60% dos artigos analisados. Além disso, o periódico mais relevante foi o Journal of Accounting Education. Desses grupos, o então chamado curriculum, instrução e métodos de ensino representa 51% dos artigos, sendo seguido por outros dois intitulados de pesquisas acadêmicas e educação em países, que representam 38% e 11%, respectivamente. Por fim, identificou-se que 57% das produções sobre o tema utilizaram uma metodologia empírica/prática, sendo que os artigos teóricos/metodológicos representam 43% do total. Como produção intrinsecamente relacionada à educação contábil internacional, identificou-se um total de 11% dos artigos, demonstrando que existe uma área de pesquisa não muito estudada, e que, logo, podem existir oportunidades de pesquisa inovadoras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Bona Safe de Matos, Programa Multiinstitucional e Inter-regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da UnB/UFPB/UFRN Endereço: Campus Universitário Darcy Ribeiro, Prédio da FACE, 1° Andar, Salas B1-02, Asa Norte, Brasília, DF CEP 70.910-900

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília;
Mestrando do Programa Multiinstitucional e Inter-regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da UnB/UFPB/UFRN

Jorge Katsumi Niyama, Programa Multiinstitucional e Inter-regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da UnB/UFPB/UFRN Endereço: Campus Universitário Darcy Ribeiro, Prédio da FACE, 1° Andar, Salas B1-02, Asa Norte, Brasília, DF CEP 70.910-900

Professor do Programa Multiinstitucional e Inter-regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da UnB/UFPB/UFRN

José Lúcio Tozetti Fernandes, Programa Multiinstitucional e Inter-regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da UnB/UFPB/UFRN Endereço: Campus Universitário Darcy Ribeiro, Prédio da FACE, 1° Andar, Salas B1-02, Asa Norte, Brasília, DF CEP 70.910-900

Mestre pelo Programa Multiinstitucional e Inter-regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da UnB/UFPB/UFRN;

Professor do Departamento de Ciências Contábeis e Atuarias da Universidade de Brasília;

Doutorando do Programa Multiinstitucional e Inter-regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da UnB/UFPB/UFRN

Ducineli Régis Botelho, Universidade de Brasília Endereço: Campus Universitário Darcy Ribeiro, Prédio da FACE, 1° Andar, Salas B1-02, Asa Norte, Brasília, DF CEP 70.910-900

Doutora pelo Programa Multiinstitucional e Inter-regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da UnB/UFPB/UFRN;

Professora do Departamento de Ciências Contábeis e Atuarias da Universidade de Brasília.

 

Downloads

Publicado

2012-11-22

Como Citar

MATOS, E. B. S. de; NIYAMA, J. K.; FERNANDES, J. L. T.; BOTELHO, D. R. UM ESTUDO SOBRE A PESQUISA EM EDUCAÇÃO CONTÁBIL EM PERIÓDICOS INTERNACIONAIS: TEMÁTICAS ENVOLVENDO AS NORMAS INTERNACIONAIS DE CONTABILIDADE. ConTexto - Contabilidade em Texto, Porto Alegre, v. 12, n. 22, p. 59–73, 2012. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/30010. Acesso em: 28 mar. 2024.