ESTILOS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL
UM ESTUDO COM OS DISCENTES DO MESTRADO ACADÊMICO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UFRN
Palavras-chave:
Ensino Remoto Emergencial, Perfil de Aprendizagem, KolbResumo
O presente estudo tem como objetivo investigar quais as características e os estilos de aprendizagem dos discentes do Mestrado Acadêmico em Ciências Contábeis da UFRN, considerando a necessidade do isolamento social em decorrência da pandemia causada pelo COVID-19 e a consequente adaptação das atividades presenciais para o Ensino Remoto Emergencial (ERE). A pesquisa classifica-se como qualitativa e se utilizou da aplicação de entrevistas individuais, com roteiro semiestruturado, dividido em 3 blocos de perguntas. Para codificação e análise dos dados utilizou-se o software ATLAS.ti®. Os resultados do estudo apontaram para a predominância de dois estilos de aprendizagem entres os discentes, o Perfil Convergente, caracterizado como os que absorvem a informação por meio de conceituação abstrata e as processam de forma ativa e o Perfil Assimilador, que se caracteriza por adquirir conhecimento por meio da compreensão intelectual e processar a informação de forma reflexiva. Atrelado a esses aspectos, o estudo apontou para a aceitação e avaliação positiva do Ensino Remoto Emergencial por parte dos discentes, destacando aspectos positivos e negativos nessa modalidade de ensino. Quanto ao processo de aprendizagem, os entrevistados disseram não ter impactos sobre o ensino e que as metodologias propostas, as ementas das disciplinas e os métodos e posturas já adotados no ensino presencial permaneceram os mesmos, apesar das adaptações necessárias.
Downloads
Referências
ABBAS, K.; LOPES, A. K. Impacto dos Fatores Pessoais, Institucionais e Estilos de Aprendizagem no Desempenho Acadêmico: Uma Análise com Estudantes de Contabilidade. Revista Catarinense da Ciência Contábil, v. 19, n. 1, p. 1-31. 2020. DOI: 10.16930/2237- 766220203020.
ALVES, L. Educação remota: entre a ilusão e a realidade. Interfaces Científicas-Educação,
v. 8, n. 3, p. 348-365, 2020. DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p348-365. Acesso em: 15 out. 2022.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. 70. ed. Lisboa, 2011.
BRASIL. Ministério da Educação. Saiba quais ações o MEC está realizando para o enfrentamento ao coronavírus. Brasília: MEC. 2020. Disponível em: https://www.gov.br/pt- br/noticias/educacao-e-pesquisa/2020/04/saiba-quais-acoes-o-mec-esta-realizando-para- enfrentamento-ao-coronavirus. Acesso em: 15 out. 2022.
CERQUEIRA, T. C. S. Estilos de aprendizagem em universitários. 2000. 179p. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, UNICAMP, Campinas, 2000.
CEKISO, M.; ARENDS, J.; MKABILE, B. Exploring the learning style preferences used by accounting students in a university of technology in South Africa. Journal of Social Sciences, v. 43, n. 3, p. 237-244, 2015. DOI:
https://doi.org/10.1080/09718923.2015.1189344. Acesso em: 15 out. 2022.
HARB, J. N. Teaching through the cycle: Application of Learning Style theory to engineering education at Brigham Young University. Provo, Utah, Brigham Young University, 2001.
HODGES, C. et al. The Difference Between Emergency Remote Teaching and Online Learning. EDUCAUSE Review, 2020.
KOLB, D. A.; FRY, R. Toward an apllied theory of experiential learning. In: C. COOPER (ed) Theories of Group Process. London: John Wiley, 1975.
KOLB, D. A. The learning style inventory: technical manual. Boston: Ma.McBer, 1976.
KOLB, D. A. Experiential learning: experience as the source of learning and development. New Jersey: Prentice Hall, 1984.
LIMA FILHO, R. N.; BEZERRA, E. S.; SILVA, T. B. J. Estilo de aprendizagem dos alunos do curso de Ciências Contábeis. Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, v.9, n.2, p. 95-112, 2016. DOI: https://doi.org/10.5007/1983-4535.2016v9n2p95. Acesso em: 15 out. 2022.
LIMEIRA, G. N.; BATISTA, M. E. P.; BEZERRA, J. S. Desafios da utilização das novas tecnologias no ensino superior frente à pandemia da COVID-19. Research, Society and Development, v. 9, n. 10, p. e2219108415-e2219108415, 2020.
MCCARTHY, M. Experiential learning theory: from theory to Practice. Journal of Business & Economics Research (JBER), v. 14, n. 3, p. 91-100, 2016. DOI: https://doi.org/10.19030/jber.v14i3.9749. Acesso em: 15 out. 2022.
NOGUEIRA, D. R; et al. Estilos de aprendizagem e desempenho em educação a distância: um estudo empírico com alunos das disciplinas de Contabilidade Geral e Gerencial. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, v. 6, n. 1, p. 54-72, 2012. DOI: https://doi.org/10.17524/repec.v6i1.181. Acesso em: 15 out. 2022.
OLIVEIRA, A. J.; et al. Estilos de aprendizagem e estratégias ludopedagógicas: percepções no ensino da contabilidade. Advances in Scientific and Applied Accounting, v. 6, n. 2, p. 236-262, 2013. DOI: 10.14392/ASAA.2013060206.
OLIVEIRA, D. E. Impacto dos estilos de aprendizagem no desempenho acadêmico do ensino de contabilidade: uma análise dos estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 2012. 106p. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) —Programa Multiinstitucional e Inter-Regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, UnB, UFPB, UFRN, Natal, 2012.
REIS, L. G.; PATON, C.; NOGUEIRA, D. R. Estilos de aprendizagem: uma análise dos alunos do curso de ciências contábeis pelo método Kolb. Revista Enfoque: Reflexão Contábil, v. 31, n.1, p. 53-66, 2012. DOI: https://doi.org/10.4025/enfoque.v31i1.13853. Acesso em: 15 out. 2022.
RODRIGUES, T. A.; CÂNDIDO, E. L.; SOUZA, F. L. M. Education and sustainability in times of Covid-19 pandemic. International Journal for Innovation Education and Research, v. 8, n. 9, p. 234-242, 2020. DOI: 10.31686/ijier.vol8.iss9.2623. Acesso em: 15 out. 2022.
ROCHA, V. K.; et al. Gerações e Estilo de Aprendizagem: Um Estudo com Alunos de uma Universidade Pública em Alagoas. Revista Economia & Gestão, v. 18, n. 50, p. 80-96, 2018. DOI: https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2018v18n50p80-96. Acesso em: 15 out. 2022.
RONDINI, C. A.; PEDRO, K. M.; DUARTE, C. S. Pandemia do Covid-19 e o ensino remoto emergencial: Mudanças na práxis docente. Interfaces Científicas-Educação, v. 10, n. 1, p.
-57, 2020.
SMITH, M. K. David A. Kolb on experiential learning. The encyclopedia of informal education. 2001. Acesso em: 14 jan. 2021.
SOUZA, L. S. H. O uso da internet como ferramenta de apoio ao processo de ensino- aprendizagem da engenharia de transportes. 2001.151 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil). Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2001.
SUGAHARA, S.; BOLAND, G. The role of cultural factors in the learning style preferences of accounting students: A comparative study between Japan and Australia. Accounting Education: an international journal, v. 19, n. 3, p. 235-255, 2010.
TAN, L. M; LASWAD, F. Academic performance in introductory accounting: Do learning styles matter? Accounting Education, v. 24, n. 5, p. 383-402, 2015. DOI: https://doi.org/10.1080/09639284.2015.1075315. Acesso em: 15 out. 2022.
VALENTE, N. T. Z; ABIB, D. B.; KUSNIK, L. F. Análise dos Estilos de Aprendizagem dos Alunos e Professores do Curso de Graduação em Ciências Contábeis de uma Universidade Pública do Estado do Paraná com a Aplicação do Inventário de David Kolb. Contabilidade Vista & Revista, v. 18, n. 1, p. 51-74, 2009.
VALENTE, G. S. C.; et al. O ensino remoto frente às exigências do contexto de pandemia: reflexões sobre a prática docente. Research, Society and Development, v. 9, n. 9, e843998153-e843998153, 2020.
VIEIRA, K. M. et al. Vida de estudante durante a pandemia: isolamento social, ensino remoto e satisfação com a vida. EaD em Foco, v. 10, n. 3, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para o artigo publicado nesta revista são do autor, com direito de primeira publicação para a revista. Em virtude do artigo aparecer nesta revista de acesso público, de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. Assim, o autor que tiver artigo aprovado no processo editorial autoriza a Revista Contexto a publicar a versão revisada do seu artigo. O autor que submete artigo para a Revista Contexto consente e declara que ele não foi publicado na íntegra em outro periódico e assume total responsabilidade por sua originalidade e teor, podendo incidir sobre o autor eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.