Gestão Escolar em Feira de Santana: análise dos textos oficiais

Autores

Palavras-chave:

Gestão escolar, Ciclo de Políticas, Contexto local, Feira de Santana

Resumo

No século XXI incorpora-se ao discurso da gestão escolar a necessidade de regulamentação da função do gestor. A pesquisa documental aqui realizada contou com a análise de documentos oficiais do município de Feira de Santana, Bahia, entre os anos de 1990 e 2015, usando o Ciclo de Políticas como abordagem de análise. Os resultados evidenciaram que o modelo de gestão predominante emerge das inter-relações entre escola, poder local, contexto nacional e produção de documentos oficiais. A eleição de diretores, como forma de provimento da função gestora, revelou indícios para a compreensão do modelo de gestão democrática em Feira de Santana, influenciado pela participação dos movimentos docentes e da população local.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Solange Mary Moreira Santos, Universidade Estadual de Feira de Santana

Solange Mary Moreira Santos possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Católica do Salvador (1977), Mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989) e Doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). Atualmente é professora Plena da Universidade Estadual de Feira de Santana. Professora do Mestrado em Educação da UEFS/BA. 

Selma Barros Daltro de Castro, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Selma Barros Daltro de Castro é doutora e mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia. Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia, Campus XI- Serrinha, vinculada ao Programa de Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social- MPIES/UNEB. Professora da Prefeitura de Feira de Santana (BA). Vice-líder do grupo de pesquisa Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Social (EPODS) / UNEB-Campus XI e membro do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Formação do Professor (NUFOP)/UEFS. 

Publicado

2020-02-27

Como Citar

Santos, S. M. M., & Castro, S. B. D. de. (2020). Gestão Escolar em Feira de Santana: análise dos textos oficiais. Educação & Realidade, 45(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/92062

Edição

Seção

Artigos