Problematizando as Transições Juvenis na Saída do Ensino Médio

Autores

  • Denise Helena Pereira Laranjeira Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Feira de Santana/BA
  • Mirela Figueiredo Santos Iriart Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Feira de Santana/BA
  • Milena Santos Rodrigues Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Feira de Santana/BA

Palavras-chave:

Transições Juvenis. Culturas. Sociabilidades. Ensino Médio.

Resumo

Este ensaio discute as transições juvenis em tempos incertos. A crise de sentidos de algumas agências socializadoras, entre elas a escola, em seu potencial de garantir às gerações mais novas uma transição para a vida adulta, interpela educadores e gestores sobre a necessidade de reconhecerem a posição das novas gerações nas transformações sociais. Traremos para o debate alguns dos resultados de uma pesquisa realizada com jovens do campo concluintes do ensino médio e algumas categorias analíticas que demarcam as áreas de estudos sobre juventude, como culturas juvenis e sociabilidades. É significativo reconhecer que o papel da escola na inserção sociocultural e profissional do jovem está por acontecer.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denise Helena Pereira Laranjeira, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Feira de Santana/BA

Denise Helena Pereira Laranjeira é professora da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). É doutora em Educação – Université de Sherbrooke – Québec (2005). Professora titular do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS); membro do Núcleo de Pesquisa Trajetórias, Culturas e Educação (TRACE-DEDU-UEFS)

Mirela Figueiredo Santos Iriart, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Feira de Santana/BA

Mirela Figueiredo Santos Iriart é doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Federal da Bahia e Professora Titular do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Coordenadora do Núcleo de Pesquisa Trajetórias, Culturas e Educação (TRACE-DEDU-UEFS). Desenvolveu estágio pós-doutoral no Departamento de Psicologia na London School of Economic and Political Science.

Milena Santos Rodrigues, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Feira de Santana/BA

Milena Santos Rodrigues é graduada em Pedagogia (2010), especialista em Desenho, com ênfase em Registro e Memória Visual (2012) e mestre em Educação pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Professora da rede municipal de ensino em Bonfim de Feira.

Publicado

2015-12-30

Como Citar

Laranjeira, D. H. P., Iriart, M. F. S., & Rodrigues, M. S. (2015). Problematizando as Transições Juvenis na Saída do Ensino Médio. Educação &Amp; Realidade, 41(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/56124

Edição

Seção

Ensino Médio e Juventudes