Entre Tradição e Inovação: história da educação de uma instituição jesuíta (Unisinos - 1953-2016)

Luciane Sgarbi Santos Grazziotin, Viviane Klaus

Resumo


Historicizar uma instituição educativa implica compreender, sobretudo, as circunstâncias históricas e as relações estabelecidas com a comunidade no processo de sua constituição. O presente artigo busca abordar aspectos relacionados às concepções de tradição e inovação como dois enfoques que se articulam aos preceitos de uma instituição Jesuíta, a qual se reinventa por meio do tripé ensino/pesquisa/extensão. Tal reinvenção é tematizada neste artigo a partir da historicidade da instituição e do Curso de Pedagogia, o que permite problematizar continuidades, descontinuidades e rupturas.

Palavras-chave


História das Instituições Educativas. Tradição e Inovação. Ensino, Pesquisa e Extensão.

Texto completo:

Acesso ao artigo


Direitos autorais 2016 Luciane Sgarbi Santos Grazziotin

Educação & Realidade - ISSN 0100-3143 (impresso) e 2175-6236 (online)

 

Licença Creative Commons
Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional

 

Apoio e Indexação:

LATINDEX

 

Crossref Similarity Check logo