Formação Estética Audivisual: um outro olhar para o cinema a partir da educação

Autores

  • Rosalia Duarte PUC-Rio/CNPq
  • João Alegria PUC-Rio

Palavras-chave:

Cinema. Educação. Formação estética.

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão sobre as relações entre educação e cinema no Brasil, enfocando a inserção de filmes em projetos educativos formais e não-formais. Nossos argumentos são desenvolvidos a partir de duas abordagens do problema: em uma delas, de caráter histórico, tecemos considerações sobre a gênese das relações entre essas duas áreas no Brasil; na outra, de caráter prospectivo, tomamos como referência um estudo exploratório, de base qualitativa, realizado com crianças de classes populares da cidade do Rio de Janeiro, sobre a relação que elas têm com o cinema, e um projeto de difusão do cinema na escola, do Ministério da Cultura da França, procurando pensar a formação estética audiovisual como uma possibilidade de olhar o cinema a partir da educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosalia Duarte, PUC-Rio/CNPq

Rosalia Duarte é professora do Departamento de Educação da PUC-Rio e pesquisadora do CNPq. Coordena o Grupo de Pesquisas em Educação e Mídia (GRUPEM)

João Alegria, PUC-Rio

João Alegria é Doutor em Educação pela PUC-Rio, membro do GRUPEM e Diretor Artístico do Canal Futura

Arquivos adicionais

Publicado

2008-05-30

Como Citar

Duarte, R., & Alegria, J. (2008). Formação Estética Audivisual: um outro olhar para o cinema a partir da educação. Educação & Realidade, 33(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/6687

Edição

Seção

Artigos