Representações de Mulher na Pedagogia Visual de Germaine Dulac

Autores

Palavras-chave:

Germaine Dulac, Pedagogia Visual, Representação da Mulher, Cinema

Resumo

Este artigo apresenta resultados de estudo que analisa representações da mulher em filmes realizados pela cineasta francesa Germaine Dulac, na década de 1920. Com base em artigos escritos pela diretora e na análise de dois de seus filmes: La souriente madame Beudet (1922) e L'Invitation au Voyage (1927), são descritas e analisadas as opções estéticas que orientaram a construção de sua pedagogia visual, no contexto das disputas em torno da configuração estético/política do cinema como arte e da luta pela emancipação das mulheres, do qual participou ativamente. A estrutura argumentativa destaca o papel da educação pelo/para o cinema nas relações entre cinema, memória e processos formativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosália Duarte, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO), Rio de Janeiro/RJ

Rosália Duarte é Professora Associada do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

Milene Gusmão, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Vitória da Conquista/BA

Milene Gusmão é Professora Adjunta do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e do Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade e do Bacharelado em Cinema e Audiovisual. 

Publicado

2019-07-26

Como Citar

Duarte, R., & Gusmão, M. (2019). Representações de Mulher na Pedagogia Visual de Germaine Dulac. Educação & Realidade, 44(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/81590

Edição

Seção

Artigos