Disciplina Escolar e Gestão de Sala de Aula no Campo Educacional Brasileiro

Rafael Rodrigues da Silva

Resumo


O texto tem por objetivo analisar as questões relativas à disciplina escolar e à gestão de sala de aula como campo de pesquisa e questão profissional. Inicia com uma breve retomada da tradição norte-americana nas pesquisas sobre o tema. Na segunda parte, analiso as condições, potenciais e limites associados a tomar a disciplina escolar e gestão de sala de aula como campo de pesquisa no Brasil usando como indicadores os trabalhos publicados nos encontros anuais da ANPEd entre 2007 e 2011 e no seminário Indisciplina na Escola Contemporânea. A terceira parte é dedicada à relação entre gestão de sala de aula, enquanto saber profissional, e a formação de professores no Brasil. A última parte é dedicada às considerações finais.

Palavras-chave


Gestão de Sala de Aula. Disciplina Escolar. Saberes Docentes.

Texto completo:

Acesso ao artigo


Direitos autorais

Educação & Realidade - ISSN 0100-3143 (impresso) e 2175-6236 (online)

 

Licença Creative Commons
Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional

 

Apoio e Indexação:

LATINDEX

 

Crossref Similarity Check logo