Narrativa de Aula de uma Professora sobre a Investigação Estatística

Regina Célia Grando, Adair Mendes Nacarato, Celi Espasandin Lopes

Resumo



Este texto analisa a narrativa de aula de uma professora que ensina
Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental e que participa de
um grupo que desenvolve uma pesquisa colaborativa, no âmbito do Projeto
Observatório da Educação, com o objetivo de investigar os letramentos matemáticos
escolares e as práticas de formação docente. Em sua narrativa,
a professora descreve o processo de investigação estatística desenvolvido
com uma turma de 1º ano. A análise traz indícios de aprendizagens docente,
relativos ao letramento estatístico das crianças – em particular, no que
se refere ao desenvolvimento da linguagem gráfica –, e revela a apropriação
de práticas de letramento pela professora.


Palavras-chave


Narrativa de Aula. Letramento Matemático. Letramento Estatístico. Aprendizagem Docente.

Texto completo:

Acesso ao artigo


Direitos autorais

Educação & Realidade - ISSN 0100-3143 (impresso) e 2175-6236 (online)

 

Licença Creative Commons
Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional

 

Apoio e Indexação:

LATINDEX

 

Crossref Similarity Check logo