Cidadania Cultural e a Formação de Professores

Cristina Carvalho

Resumo


Este texto traz algumas reflexões sobre a formação de professores em uma perspectiva de cidadania cultural e busca elementos que permitam aprofundar as relações entre educação, sociedade e cultura(s) a partir de uma experiência de estágio com alunos de Licenciatura em Pedagogia e em História desenvolvida no interior de uma Casa Legislativa. Além disso, diante da impossibilidade de recusar a crescente importância do componente cultural no mundo contemporâneo, reafirma-se que a inserção de alunos em projetos de cunho cultural possibilita ampliar os horizontes de sua formação, ressalta-se a necessidade de uma orientação cultural nos currículos de formação dos docentes bem como a urgência do delineamento de políticas públicas de formação.

Palavras-chave


formação de professores, cidadania cultural, cultura, políticas educacionais.

Texto completo:

PDF


Direitos autorais

Educação & Realidade - ISSN 0100-3143 (impresso) e 2175-6236 (online)

 

Licença Creative Commons
Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional

 

Apoio e Indexação:

LATINDEX

 

Crossref Similarity Check logo