Implicações Políticas e Pedagógicas da EJA integrada à Educação Profissional

Marise Nogueira Ramos

Resumo


 RESUMO - Implicações Políticas e Pedagógicas da EJA integrada à Educação Profissional.

Palavras-chave:O texto aborda as implicações políticas e pedagógicas da integração entre educação básica e profissional na EJA, analisando o desafio de incorporar o trabalho nessa modalidade, sem submetê-la ao mercado e ao mito da empregabilidade. Para isto, recorre a pensadores do materialismo histórico-dialético, que possibilitam compreender o trabalho no seu sentido ontológico e histórico, bem como a relação entre trabalho, ciência e cultura. Retoma, de Marx e de Gramsci, a concepção de escola unitária e do trabalho como princípio educativo, para fundamentar o sentido da integração como formação omnilateral dos trabalhadores. Ao discutir as implicações pedagógicas, expõe o desafio de o currículo proporcionar a integração de conhecimentos gerais e específicos, pela mediação dos processos de produção.Educação profissional. Educação de jovens e adultos. Trabalhocomo princípio educativo. Escola unitária. Currículo integrado.

Palavras-chave


Educação profissional. Educação de jovens e adultos. Trabalhocomo princípio educativo. Escola unitária. Currículo integrado.

Texto completo:

PDF


Direitos autorais

Educação & Realidade - ISSN 0100-3143 (impresso) e 2175-6236 (online)

 

Licença Creative Commons
Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional

 

Apoio e Indexação:

LATINDEX

 

Crossref Similarity Check logo