AGENDA DA MÍDIA, DOS POLÍTICOS E DO PÚBLICO NA CAMPANHA ELEITORAL DE 2010

Autores

  • Emerson Urizzi Cervi Universidade Federal do Paraná (UFPR) Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
  • Michele Goulart Massuchin Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Camila Quesada Tavares Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-5269.22256

Palavras-chave:

Convergência, Jornais Impressos, HGPE, Opinião Pública, Agendamento.

Resumo

O paper tem por objetivo identificar os temas presentes nas agendas política, midiática e do público, observando se há relação entre o que é discutido em cada uma dessas esferas. A convergência de temas tem como ponto de partida a transferência de assuntos da agenda da mídia para a agenda do público (MCCOMBS, 2009), que posteriormente, a partir da centralidade que possuem, podem vir a ocupar espaço na agenda da elite política. Para observar como se dá esse processo analisam-se as notícias de dois jornais impressos brasileiros de abrangência nacional e o conteúdo do HGPE dos principais candidatos à presidência, no período de julho a outubro de 2010 – utilizando-se a metodologia quantitativa de análise de conteúdo – comparando-os com resultados de pesquisas de opinião pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emerson Urizzi Cervi, Universidade Federal do Paraná (UFPR) Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Doutor em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj), professor ad-junto do Departamento de Ciências Sociais e do Mestrado em Ciência Política da Universidade Federal do Para-ná (UFPR) e do Departamento de Comunicação/jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). E-mail: ecervi7@gmail.com.

Michele Goulart Massuchin, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Bacharel em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e mes-tranda em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Membro do grupo de Pesquisa em Comunicação política da UFPR/UEPG e bolsista REUNI. E-mail: mimassuchin@hotmail.com.

Camila Quesada Tavares, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Bacharel em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e mes-tranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas também pela UEPG. Bolsista CAPES. E-mail: camila.tavares8@gmail.com

Downloads

Publicado

2012-05-04

Como Citar

Cervi, E. U., Massuchin, M. G., & Tavares, C. Q. (2012). AGENDA DA MÍDIA, DOS POLÍTICOS E DO PÚBLICO NA CAMPANHA ELEITORAL DE 2010. Revista Debates, 6(1), 237. https://doi.org/10.22456/1982-5269.22256

Edição

Seção

Artigos