Para quem a internet é central no Brasil? Uma medida de centralidade da internet e dos usuários a partir da Pesquisa Brasileira de Mídia

Emerson Urizzi Cervi

Resumo


O artigo tem o objetivo de descrever quem é o usuário de internet no Brasil, a partir de uma pesquisa com amostra nacional de 18 mil respondentes em 2014. Com isso, é possível identificar nuances e características específicas dos usuários de internet por características socioeconômicas individuais, como renda, idade, escolaridade e também por características macrossociais, como região do país e tipo de município em que vive o usuário. A hipótese é que, a exemplo do que acontece em outros países, os limites econômicos não são mais barreiras significativas para o não uso da internet. Aqueles que não usam internet o fazem por opção e não por limitação econômica. As diferenças seriam explicadas por outras características, como escolaridade e idade. Para testar a hipótese, construímos o Índice de Centralidade da Internet e comparamos os perfis socioeconômicos e geoGráficos a partir da posição no índice. Os resultados mostram um deslocamento parcial da TV para a internet.

Palavras-chave


Survey; Opinião Pública; Internet; Brasil; Índice de Centralidade.

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DOI: https://doi.org/10.22456/1982-5269.57535

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