Donald Trump, o twitter e as eleições presidenciais dos Estados Unidos de 2016

Autores

  • Andressa Gabrielly de Lacerda Mendes Mestranda em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais na Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Filipe Almeida do Prado Mendonça Doutor em Ciência Política pela Universidade de Campinas (UNICAMP). Professor do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-5269.96258

Palavras-chave:

Mídia, Donald Trump, Twitter, Construção de Agenda, Eleições.

Resumo

No século XXI, a intermediação política tem se desenvolvido para além dos meios tradicionais de comunicação, alterando o modo como se entende e mobiliza politicamente a opinião pública. Essa realidade trouxe desafios inéditos para as democracias contemporâneas. Nesse contexto, este artigo busca mapear como Donald Trump usou as redes sociais para comunicar-se diretamente com seus eleitores. A pergunta que orienta a pesquisa é a seguinte: o Twitter de Donald Trump foi um instrumento de criação da agenda da grande imprensa durante as eleições presidenciais dos Estados Unidos de 2016? Partimos da hipótese de que o Twitter de Trump auxiliou na construção das agendas, inclusive das mídias tradicionais, durante a corrida eleitoral. Para tanto, buscamos mapear o Twitter de Trump e sua relação com as redes televisivas estadunidenses. Entendemos que esse elemento é crucial para a compreensão da vitória do Donald Trump na corrida presidencial de 2016.

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Biografia do Autor

Andressa Gabrielly de Lacerda Mendes, Mestranda em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais na Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Estudante de mestrado no Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Graduada em Relações Internacionais pela UFU. Foi bolsista CAPES/Brasil pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estudos sobre os Estados Unidos (INCT-Ineu) entre junho e novembro de 2019.

Filipe Almeida do Prado Mendonça, Doutor em Ciência Política pela Universidade de Campinas (UNICAMP). Professor do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutor em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Uberlândia (IERI/UFU) e do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da UFU. É pesquisador do Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (CEDEC) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estudos sobre os Estados Unidos (INCT-Ineu).

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Publicado

2020-04-28

Como Citar

Mendes, A. G. de L., & Mendonça, F. A. do P. (2020). Donald Trump, o twitter e as eleições presidenciais dos Estados Unidos de 2016. Revista Debates, 14(1), 84–109. https://doi.org/10.22456/1982-5269.96258