Donald Trump, o twitter e as eleições presidenciais dos Estados Unidos de 2016
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-5269.96258Palavras-chave:
Mídia, Donald Trump, Twitter, Construção de Agenda, Eleições.Resumo
No século XXI, a intermediação política tem se desenvolvido para além dos meios tradicionais de comunicação, alterando o modo como se entende e mobiliza politicamente a opinião pública. Essa realidade trouxe desafios inéditos para as democracias contemporâneas. Nesse contexto, este artigo busca mapear como Donald Trump usou as redes sociais para comunicar-se diretamente com seus eleitores. A pergunta que orienta a pesquisa é a seguinte: o Twitter de Donald Trump foi um instrumento de criação da agenda da grande imprensa durante as eleições presidenciais dos Estados Unidos de 2016? Partimos da hipótese de que o Twitter de Trump auxiliou na construção das agendas, inclusive das mídias tradicionais, durante a corrida eleitoral. Para tanto, buscamos mapear o Twitter de Trump e sua relação com as redes televisivas estadunidenses. Entendemos que esse elemento é crucial para a compreensão da vitória do Donald Trump na corrida presidencial de 2016.Downloads
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Publicado
2020-04-28
Como Citar
Mendes, A. G. de L., & Mendonça, F. A. do P. (2020). Donald Trump, o twitter e as eleições presidenciais dos Estados Unidos de 2016. Revista Debates, 14(1), 84–109. https://doi.org/10.22456/1982-5269.96258
Edição
Seção
Dossiê