MANIFESTAÇÕES TORCEDORAS E TERRITÓRIO: CONFIGURAÇÕES DAS IMEDIAÇÕES DA ARENA DO GRÊMIO
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.98929Palavras-chave:
Território sociocultural. Futebol. Instalações Esportivas e Recreacionais.Resumo
Os tempos e espaços referentes às manifestações torcedoras não se restringem ao interior dos estádios de futebol. Assim, buscamos compreender como se configuram as relações de apropriação do espaço das imediações da Arena do Grêmio no período que antecede os jogos no estádio. Realizamos uma pesquisa etnográfica em sete jogos do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense em 2018, com observações, anotações, caminhadas, conversas, fotos, vídeos e diários de campo. Observamos que o público diverso formado por torcedores, comerciantes, policiais, vendedores ambulantes, catadores, entre outros sujeitos, constitui microterritórios em rede, formando a totalidade territorial. O território é mutável nas combinações de clima, tipo e fase da competição, adversário, mas também é estável, nos fatores sociabilidade e relações comerciais. Concluímos que as imediações da Arena do Grêmio é território de ambiguidades, configurado na multiplicidade de inter-relações, significados e pertencimentos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Movimento adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) para os trabalhos aprovados e publicados. Isso significa que os/as autores/as:
- mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação; e
- têm o direito de compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial).
