EXERCÍCIOS QUALITATIVOS DE AVALIAÇÃO COM RITMO, EXPRESSÃO CORPORAL E DANÇA NA FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Flávio Soares Alves

Resumo


Nas disciplinas de Atividades Rítmicas e Expressivas e Dança os alunos dos cursos de Educação Física vivenciam jogos rítmicos e expressivos, exercícios de sensibilização, musicalização e práticas de criação em dança. O objetivo deste estudo foi mapear os modos como valorizamos essas práticas intensivas nas avaliações dessas disciplinas, sabendo que tais práticas não se deixam apreender facilmente por registros quantitativos de avaliação. Dentre os exercícios realizados, demarcamos: trabalhos coletivos, monitorias em dança, processos criativos, montagens e apresentações artísticas. Ao valorizar a produção de diários como meio de registro dessas experiências, o olhar avaliativo se concentrou sobre as intensidades que atravessam essas práticas, abrindo um campo de discussões acerca dos efeitos dessas intensidades no âmbito da formação acadêmica.


Palavras-chave


Expressão. Criatividade. Prática (psicologia)

Texto completo:

PDF-POR PDF-ENG (English)


DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.56369

Direitos autorais




Movimento

Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | UFRGS
Endereço: Rua Felizardo, 750, Jardim Botânico, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, CEP 90690-200
E-mail: movimento@ufrgs.br
 

Bases de Dados Indexadoras

 

                            

 

Apoio

 

        

 

Licença de cópias e declaração de boas práticas de avaliação

 

 Licença Creative CommonsSan Francisco Declaration on Research Assessment