IDENTIDADE DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA: ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS E SUBSTANTIVOS DA MERCANTILIZAÇÃO EDUCACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.54955Palavras-chave:
Educação Superior. Currículo. Mercantilização. Docentes.Resumo
Partindo do pressuposto que a complexidade da sociedade contemporânea interpela os sujeitos de diversas formas, investigou-se o processo de construção identitária dos docentes universitários. Para tanto, optou-se pelo método de história oral como forma de investigar a constituição da identidade e os processos de identificação do professor responsável por disciplinas didático-pedagógicas dos cursos que formam professores de Educação Física situados na cidade de Sorocaba (SP). As análises indicaram uma presença marcante de identidades docentes acríticas e solitárias, fruto das trajetórias de vida e identificações com contextos contingentes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Movimento adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) para os trabalhos aprovados e publicados. Isso significa que os/as autores/as:
- mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação; e
- têm o direito de compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial).
