GUIDELINES TO A SYSTEMATIC REVIEW OF LITERATURE: A METHODOLOGICAL ALTERNATIVE FOR THE HUMAN MOVEMENT SCIENCES

Authors

  • Isabelle Sena Gomes Universidade Federal da Paraíba. Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física (UFPB/UPE).
  • Iraquitan de Oliveira Caminha Universidade Federal de Pernambuco. Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física (UFPB/UPE).

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.41542

Keywords:

Review. Methods. Scientific domains. Literature.

Abstract

Gather knowledge is one of the objectives of the consultation literature. However, this is not restricted to this purpose. The objective of this test build practical guidance, whose thread can be followed by various areas of knowledge, resulting in studies with characteristics of repeatability and reproducibility. A systematic review question requires a clear, well-defined criteria and a conclusion that provides new information based on content panned. Thus, well structured reviews can assist in upgrading and construction of new guidelines for professional practice or going to the countryside in search of solutions for original articles.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Isabelle Sena Gomes, Universidade Federal da Paraíba. Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física (UFPB/UPE).

Graduada em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal da Paraíba (2010) .  Mestre pelo Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física (UFPB/UPE). Tem experiência nas áreas: escolar e não-escolar. Interessa-se pelos estudos acerca do corpo, e faz parte do LAISTHESIS -Laboratório de Estudos sobre Corpo Cultura e Sociedade (UFPB)

Iraquitan de Oliveira Caminha, Universidade Federal de Pernambuco. Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física (UFPB/UPE).

Graduado em Educação Física pela Universidade Federal da Paraíba (1988). Graduado em Psicologia nos Institutos Paraibanos de Educação (1990). Graduado em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba (1995). Mestre em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba (1996). Doutor em Filosofia pela Université Catholique de Louvain (2001). Defendeu tese sobre o problema da percepção na filosofia de Merleau-Ponty. Foi professor-pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba de 2002 a 2008. Foi presidente do Conselho Regional de Educação Física - CREF10/PB-RN no período 2006/2007. Atualmente é professor-pesquisador do Departamento de Educação Física, do Programa Associado de Pós-graduação em Educação Física da Universidade Estadual de Pernambuco/Universidade Federal da Paraíba e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal da Paraíba. Líder dos grupos de pesquisa: LAISTHESIS - Laboratório de Estudos sobre Corpo, Estética e Sociedade e do Grupo de Estudos de FILOSOFIA DA PERCEPÇÃO. Membro do LABORE - Laboratório de Psicopatologia Fundamental do EPSI (Espaço Psicanalítico) e do NEPPE - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicanálise e Educação do EPSI. Autor do livro O distante-próximo e o próximo-distante: corpo e percepção na filosofia de Merleau-Ponty e de vários artigos e capítulos de livros sobre Corpo, Ética, Educação Física, Esporte, Filosofia, Educação e Psicanálise.

Published

2013-12-11

How to Cite

GOMES, I. S.; CAMINHA, I. de O. GUIDELINES TO A SYSTEMATIC REVIEW OF LITERATURE: A METHODOLOGICAL ALTERNATIVE FOR THE HUMAN MOVEMENT SCIENCES. Movimento, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 395–411, 2013. DOI: 10.22456/1982-8918.41542. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/41542. Acesso em: 9 may. 2025.

Issue

Section

Essays