Percepção de pais e professores da influência de um programa motor inclusivo no comportamento social de crianças portadoras e não-portadoras de necessidades especiais

Autores

  • Marcelo Milano Guaragna
  • Rosiane Karine Pick
  • Nadia Cristina Valentini UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.2863

Palavras-chave:

Intervenção motora. Atraso motor. Comportamento social. Inclusão

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo investigar as percepções de pais e professores sobre possíveis mudanças no comportamento social, bem como a repercussão do processo inclusivo de crianças portadoras ou não de necessidades especiais, com atrasos motores, que participaram de uma intervenção motora inclusiva durante 14 semanas. A partir de uma entrevista semi-estruturada, da qual participaram os pais e professores, constataram-se mudanças positivas quanto às seguintes características: interação social, autonomia, confiança, responsabilidade, bem como a diminuição da agressividade. Quanto ao processo inclusivo, o convívio e a aceitação da diferença permitiram a superação de dificuldades motoras e sociais de algumas das crianças.

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Publicado

2007-12-27

Como Citar

GUARAGNA, M. M.; PICK, R. K.; VALENTINI, N. C. Percepção de pais e professores da influência de um programa motor inclusivo no comportamento social de crianças portadoras e não-portadoras de necessidades especiais. Movimento, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 89–117, 2007. DOI: 10.22456/1982-8918.2863. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/2863. Acesso em: 29 abr. 2025.

Edição

Seção

Em foco #1