IDENTIDADES "RACIAIS" E IDENTIDADES NACIONAIS: AS REPRESENTAÇÕES DO CORPO NEGRO NA CONSTRUÇÃO DO "ESTILO BRASILEIRO DE JOGAR FUTEBOL
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.19345Palavras-chave:
futebol, identidade brasileira, representações raciais.Resumo
Os autores analisaram as representações socialmente construídas sobre a “raça negra” e a sua contribuição para a elaboração identitária do “estilo brasileiro de jogar futebol”. Investigaram a literatura antropológica do tema e realizaram entrevistas semi-estruturadas com os treinadores das categorias de base e profissional, questionando-os se reconheciam diferenças nas formas de jogar no Brasil, em função das diferentes regiões. As respostas atualizam a tradição do “estilo à brasileira” – o futebol-arte – polarizando-o futebol-força. As justificativas sobre a estética do estilo brasileiro se valeram da ideologia da mestiçagem e da participação dos negros nesse processo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Movimento adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) para os trabalhos aprovados e publicados. Isso significa que os/as autores/as:
- mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação; e
- têm o direito de compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial).
