O TRABALHO E O USUFRUTO DO TEMPO LIVRE/LAZER PARA OS PROFESSORES EM SARANDI/PR: DA COMPENSAÇÃO À CONFORMAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.107646Palavras-chave:
Professores escolares. Categorias de trabalhadores. Saúde do trabalhador. Atividades de lazer.Resumo
Este estudo analisou as determinações do trabalho dos professores da rede municipal de Sarandi, estado do Paraná, no Brasil, materializadas nas suas práticas de tempo livre/lazer. Esse tipo de trabalho tem se mostrado, a cada dia, mais precarizado e intensificado. Disso decorrem necessidades tanto no âmbito do cuidado com a saúde desses trabalhadores, quanto na realização de atividades compensatórias por meio do usufruto do tempo livre/lazer. Por meio de entrevistas semiestruturadas, identificamos que os professores têm jornada de trabalho ampliada com salários cada vez mais reduzidos e perda de direitos garantidos. Além disso, se deparam com deficiências na estrutura física e pedagógica da escola. Esses elementos demonstraram exercer forte influência no nível de saúde e nas escolhas e possibilidades de ocupação do tempo livre/lazer desses profissionais, tornando o tempo cronometrado, ajustado e limitado em suas possibilidades emancipatórias tanto dentro quanto fora do trabalho.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Movimento adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) para os trabalhos aprovados e publicados. Isso significa que os/as autores/as:
- mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação; e
- têm o direito de compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial).
