Mineração de Dados Educacionais: um estudo da evasão no ensino médio com base nos indicadores do Censo Escolar

Autores

  • Rogério Colpani Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.87880

Palavras-chave:

Mineração de Dados, Evasão, Descoberta de Conhecimento em Base de Dados

Resumo

O emprego de técnicas de Mineração de Dados proporciona obter conhecimentos úteis com o intuito de melhorar a proposta educacional. Com o uso dos indicadores educacionais disponibilizados pelo INEP e utilizando a metodologia CRISP-DM, foram aplicadas as técnicas de correlação e regressão linear a fim de analisar as variáveis que se relacionam com a evasão escolar. Como resultados, foi possível verificar que a taxa de distorção idade-série apresentou a maior correlação positiva, sendo r=0,59. Em seguida, foi obtido o modelo preditivo no qual o resultado da Raiz do Erro Médio Quadrático foi de 5.06. Contudo, pode-se verificar que a Mineração de Dados Educacionais pode ser aplicada para exploração dos dados e gerar conhecimento de modo a servir como auxílio para soluções de problemas e suporte a mecanismos em apoio ao ensino.

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Publicado

2018-12-31

Como Citar

COLPANI, R. Mineração de Dados Educacionais: um estudo da evasão no ensino médio com base nos indicadores do Censo Escolar. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 21, n. 3, 2018. DOI: 10.22456/1982-1654.87880. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/87880. Acesso em: 20 maio. 2025.
Recebido 2018-11-01
Aceito 2018-12-05
Publicado 2018-12-31