Mineração de Dados Educacionais: um estudo da evasão no ensino médio com base nos indicadores do Censo Escolar

Rogério Colpani

Resumo


O emprego de técnicas de Mineração de Dados proporciona obter conhecimentos úteis com o intuito de melhorar a proposta educacional. Com o uso dos indicadores educacionais disponibilizados pelo INEP e utilizando a metodologia CRISP-DM, foram aplicadas as técnicas de correlação e regressão linear a fim de analisar as variáveis que se relacionam com a evasão escolar. Como resultados, foi possível verificar que a taxa de distorção idade-série apresentou a maior correlação positiva, sendo r=0,59. Em seguida, foi obtido o modelo preditivo no qual o resultado da Raiz do Erro Médio Quadrático foi de 5.06. Contudo, pode-se verificar que a Mineração de Dados Educacionais pode ser aplicada para exploração dos dados e gerar conhecimento de modo a servir como auxílio para soluções de problemas e suporte a mecanismos em apoio ao ensino.

Palavras-chave


Mineração de Dados; Evasão; Descoberta de Conhecimento em Base de Dados

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DOI: https://doi.org/10.22456/1982-1654.87880

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