Avaliação de Ambientes Virtuais de Aprendizagem: análise de alguns instrumentos e modelos constituídos
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.56990Palavras-chave:
Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Avaliação, Aspectos pedagógicosResumo
O presente trabalho teve por objetivo identificar e analisar instrumentos e modelos de avaliação de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), na intenção de desvelar as adjacências avaliativas desses Ambientes, em especial no que se refere as questões pedagógicas. Em termos metodológicos, adotou-se os procedimentos básicos da abordagem qualitativa, pesquisa bibliográfica e o método exploratório descritivo, que possibilitou interpretar os dados coletados e inferir que a avaliação de AVA, em grande parte, é sinônimo de mensurar o conjunto de suas ferramentas disponíveis, sendo os aspectos pedagógicos pouco evidenciado nos modelos avaliativos analisados.Downloads
Referências
BRASILEIRO FILHO S.; MACHADO E. Aspectos Metodológicos da Avaliação Pedagógica de Ambientes Virtuais de Aprendizagem. IX Congresso Internacional de Educação a Distância da ABED, 2002. Disponível em: <http://www.abed.org.br/congresso2002/trabalhos/texto28.htm>. Acesso em: 22 jun 2014.
CARVALHO NETO, S. Características Para Avaliação de Qualidade em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Disponível em: <http://www.abed.org.br/congresso2011/cd/193.pdf> Acesso em: 15 jun 2014.
JESUS, A.; GOMES, M. J. Uma abordagem à Avaliação de Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Centro de Investigação em Educação, Instituto de Educação, Universidade do Minho. Revista Indagatio Didactica, Portugal, vol. 6 (1), p. 269-291, 2014. Disponível em: <https://www.webqda.com/wp-content/uploads/2014/05/2685-9783-1-PB.pdf>. Acesso em: 01 jun. 2014.
KEMCZINSKI, A. Métodos de avaliação pra ambientes e-learning. 2005. 173f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. PPGEP/UFSC, Florianópolis, 2005.
MENDES NETO, F. M.; BRASILEIRO, F. V. Uma Taxonomia para Ambientes de Aprendizagem Suportados pela Web. Disponível em: < http://www.virtual.ufc.br/aires/UNOPARVIRTUAL/textos/taxonomia_ava.pdf>. Acesso em: 18 jun 2014.
PINHEIRO, A.; SILVA, B. Análise das plataformas e-learning em uso nas instituições do ensino superior em Portugal. In: Paulo Dias & Varela de Freitas (cords.). IV Congresso Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação. Portugal, 2005. Disponível em: <http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/18323/1/An%C3%A1lise%20das%20plataformas%20e-zearning%20em%20uso%20nas%20institui%C3%A7%C3%B5es%20do%20ensino%20superior%20em%20Portugal.pdf>. Acesso em: 22 jun 2014.
RONCARELLI, D. Pelas Asas de Ícaro: o reomodo do fazer pedagógico. Construindo uma taxionomia para escolha de Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem – AVEA. 2007. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação. PPGE/UFSC, Santa Catarina, 2007. Disponível em: <http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/89843?show=full>. Acesso em: 29 mai 2014.
SCHLEMMER, E. AVA: Um ambiente de convivência interacionista sistêmico para comunidades virtuais na cultura da aprendizagem. 2002. Tese (Doutorado em Informática na Educação) Programa de Pós Graduação em Informática na Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2002.
SCHLEMMER, E.; FAGUNDES, L. C. Uma proposta para avaliação de ambientes virtuais de aprendizagem na sociedade em rede. Informática na Educação: Teoria e Prática, Porto Alegre: UFRGS, v. 4, n. 2, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. Os textos podem ser compartilhados desde que respeitados os direitos autorais sob a licença Creative Commons Não comercial-CompartilhaIgual 4.0.Aceito 2016-03-16
Publicado 2016-11-05