Interfaces de hipermídia, educação e ferramentas on-line

Autores

  • Nasson Paulo Sales Neves Universidade Federal de Alagoas - Centro de Educação

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.25135

Palavras-chave:

Educação. Comunicação. Hipermídia. Ferramentas Online.

Resumo

O presente artigo busca levantar aspectos da interface de hipermídia a partir de seu conteúdo, isto é, a partir das mídias que as compõe. Para tanto, procurou-se examinar o estado da arte da convergência dessas mídias para o ambiente digital e a sua utilização como artefato cognitivo buscando avaliar as probabilidades da hipermídia em cumprir o seu potencial didático, utilizando a lógica educativa. Com base numa revisão da literatura, discutem-se estes aspectos e apresentam-se as ferramentas online e de autoria disponíveis na web 2.0 organizadas a partir de abordagens cognitivas e potencialidades de aprendizagem desenvolvidas. Constando também de um levantamento sobre novos espaços e ferramentas de comunicação e sua possível apropriação pela Educação. Abstract A present article seek to raise expressions of interface of hypermedia for start of this contents, e.g, for start of medias that compose her a therefore, search itself to examine the condition of art and convergence. From that medias for environment digital and for your utilization since cognitive artifact seeking estimate the likelihood of hypermedia in to carry out your didatics potential, utilizing the logics educative. With basis in a review of literature, discuss itself this expressions and present this tools on-line and of authorship available in web 2.0 organized for start of cognitive to broach and potentiality of understanding developing. Ascertaining also of a raising about new spaces and tools of communication and this possible appropriation by education.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nasson Paulo Sales Neves, Universidade Federal de Alagoas - Centro de Educação

Mestrando em Educação Brasileira, na linha de Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação de professores presenciais, semi-presenciais e a distância, pós-graduado em Educação a Distância e graduado em Comunicação Social. Leciona disciplinas na área de Comunicação Social - Jornalismo e Publicidade, relacionadas a criação com Tecnologias da Informação e Comunicação-TICs. Tem experiência na distribuição de conteúdo informativo para ambientes digitais utilizando TICs, atuando também como pesquisador do design de interfaces, arquitetura da informação e no ensino de computação gráfica aplicada a área da comunicação visual, design gráfico instrucional e edição de conteúdo audiovisual para ambientes hipermídia.

Downloads

Publicado

2013-12-22

Como Citar

NEVES, N. P. S. Interfaces de hipermídia, educação e ferramentas on-line. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 16, n. 2, 2013. DOI: 10.22456/1982-1654.25135. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/25135. Acesso em: 27 abr. 2025.
Recebido 2012-01-02
Aceito 2013-10-17
Publicado 2013-12-22